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Empresa é contratada por R$ 11 milhões para regularização de aterro sanitário

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Uma empresa foi contratada pela Prefeitura de Cuiabá, nessa quarta-feira (23), para gerenciar o aterro sanitário e regularizá-lo conforme as leis ambientais. O valor do contrato, que é de um ano, custou R$ 11,5 milhões.

Segundo a prefeitura, a contratação visa cumprir com a legislação ambiental e com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) neste ano.

Atualmente, o aterro não segue os requisitos necessários para a destinação do lixo.

O local para onde vai o lixo produzido na capital é classificado como aterro controlado. O material é compactado e enterrado no padrão de um metro de terra para cada cinco metros de lixo.

No entanto, ainda faltam realizar obras complementares de tratamento do chorume, que são subprodutos da decomposição do lixo.

Entre as ações que devem ser realizadas pela empresa contratada estão a melhoria das células de armazenamento de lixo e implantação de um sistema de tratamento de efluentes, para o chorume gerado no local.

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Ainda faz parte do contrato, o isolamento da área, com a introdução de todos os mecanismos de segurança necessários para o controle de entrada e saída.

Além disso, conforme o acordo com o MPE, que estabelece o apoio à formação de associações voltadas à coleta, triagem e reciclagem do lixo, os catadores que trabalham no aterro de forma irregular deverão ser inseridos em um plano de inserção.

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