GERAL

Governo de MT confirma duas mortes de índios e desmente liderança indígena

Publicado em

Após um bate-boca entre o governador Mauro Mendes (DEM) e a indígena Sônia Guajajara em Nova York (EUA) sobre queimadas e mortes de indígenas em Mato Grosso, o Governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (25), dados que apontam registros de dois assassinatos em 2018. Sônia afirmou que o Estado ocupa o quarto lugar em mortes de indígenas e citou 25 homicídios.

De acordo com o Governo, os dados constam em relatório produzido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A divulgação do relatório, é para desmentir as informações de Sônia Guajajara que esteve em Nova York como representante da Articulação de Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Um vídeo da discussão entre o governador e a liderança indígena nos Estados Unidos divulgado pela coluna do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, mostra Mendes chamando-a de mentirosa e ressaltando que ela não mora em Mato Grosso.

Ele ressalta que ela precisa conhecer a realidade mato-grossense antes e não falar mentiras se quiser debater sobre queimadas e mortes de indígenas registradas no Estado. O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e a secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, também presenciam o bate-boca. Por lá, eles participaram da Cúpula do Clima, evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também:  Ministro da Secom diz que ações terroristas não vão paralisar governo

Conforme o Governo do Estado, o relatório do Cimi intitulado “Violência contra os povos indígenas no Brasil”, mostra que o campeão em homicídios contra indígenas em 2018 foi o estado de Roraima (62), seguido de Mato Grosso do Sul (38), Paraná (8), Ceará (7) e Amazonas (6).

O documento foi elaborado com base em dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), secretarias estaduais de saúde, dentre outros órgãos oficiais.

Agora MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA