Search
Close this search box.

GERAL

Indígenas invadem sede da Funai, entram em confronto e índio morre em MT, diz PM

Publicado em

Morte ocorreu após tiroteio entre índios, madeireiros e funcionários da Funai.

Uma invasão de indígenas na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Colniza, a 726 km de Sinop, resultou na morte de um índio. Segundo o comando da Polícia Militar em Colniza, funcionários da Funai revidaram a agressão e um dos indígenas morreu no local.

A unidade atende os índios isolados da terra indígena Kawahiva do Rio Pardo. A reportagem entrou em contato com a Funai em Brasília e com representantes da Funai na região, no entanto, não teve resposta sobre o episódio.

A situação ocorreu na quarta-feira (10) e foi divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) nessa quinta-feira (11). A Polícia Federal de Mato Grosso faz perícia no local nesta sexta-feira (12).

De acordo com a PM, índios invadiram a base da Funai atirando e quebraram cadeados da unidade. O motivo do conflito seria a reivindicação de uma área na região. A sede da Funai está localizada próximo a terra indígena Kawahiva.

Leia Também:  Idosa morre com Covid em MT após 4 dias internadas; 76º óbito em MT

Em nota, o MPF declarou que abriu investigação para apurar o suposto conflito envolvendo indígenas.

Segundo as informações que chegaram até o MPF/MT, um grupo de homens, entre eles indígenas e madeireiros teriam ido até a base da Funai.

Em seguida, teria ocorrido um tiroteio, resultando na morte de uma pessoa.

Isolados

Referências sobre os Kawahiva no noroeste de Mato Grosso existem desde 1750. Desde então, diz-se que tiveram contato com eles desbravadores como Marechal Cândido Rondon e o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss.

Anúncio

A área foi delimitada em portaria da Funai publicada pelo Diário Oficial da União (DOU) somente em 2007, medida que automaticamente restringiu o direito de locomoção de não-índios pelo local

 

 

Fonte:G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

GERAL

Após acidente, empresário morreu esperando por vaga de UTI em MT

Publicados

sobre

O empresário Jarderson Pimenta de Oliveira, de 42 anos, morreu nesta sexta-feira (26), após capotar a caminhonete que conduzia pela rodovia estadual MT-220, nas proximidades do Distrito de Novo Paraná, em Porto dos Gaúchos (663 km a médio-norte de Cuiabá).

 

O acidente foi registrado no quilômetro 20 da rodovia na última quinta-feira (25) e a morte dele foi confirmada na madrugada de sexta-feira enquanto aguardava uma vaga numa Unidade de Tratamento Intensiva (UTI).

 

Após ter sido resgatado do veículo, que ficou bastante destruído, ele deu entrada no Hospital Municipal de Juara (709 km a médio-norte de Cuiabá) em estado grave. O empresário precisava ser colocado numa UTI, mas ainda estava aguardando a regulação apontar em qual cidade teria uma vaga para ele ser transferido.

 

No entanto, Jarderson não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no hospital de Juara. Com isso, a família comunicou a Polícia Civil sobre a morte e houve solicitação de exame de necropsia.

Leia Também:  Assaltantes invadem casa, fazem família refém e roubam dois carros

 

Durante atendimento da ocorrência, uma equipe da Polícia Militar encontrou no veículo do empresário um revólver calibre 38 com 5 munições do mesmo calibre intactas e outras 33 munições de calibre 22 também intactas.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA