GERAL

Nova ‘Serra Pelada’ em Mato Grosso atrai milhares de garimpeiros à procura de ouro

Publicado em

 

Aripuanã (a 883 quilômetros de Cuiabá) tem atraído pessoas de várias regiões há cerca de um mês e já foi apelidada de ‘Nova Serra Pelada’, o maior e mais famoso garimpo do país.

A nova “Serra Pelada” mato-grossense está localizada a cerca de 10 quilômetros da cidade. A área é de difícil acesso e em caso de chuva, os frequentadores ficam isolados, segundo um rapaz que esteve no local.

As informações sobre a nova “Serra Pelada” estão sendo compartilhadas nas redes sociais e e têm atraído pessoas em buscam de ouro. Em um vídeo divulgado no Facebook, de quase dois minutos, é possível ver uma movimentação intensa de garimpeiros no local. Ao lado de um enorme buraco, também é possível notar uma máquina escavadeira.

Este não é o primeiro garimpo ilegal do município. Em julho de 2017, ao menos 21 pessoas foram presas por atuação na exploração de minérios em uma área de garimpo clandestino.

Leia Também:  Seduc-MT participa do seminário Trabalho Escravo Contemporâneo em Mato Grosso

Os presos foram flagrados explorando a área localizada a 18 km da cidade, onde aproximadamente 10 alqueires de floresta amazônica foram devastados sem qualquer avaliação de impacto ambiental. Os garimpeiros reviraram o solo e subsolo à procura de metais preciosos.

Serra do Caldeirão

Em 2015, uma serra localizada a 20 quilômetros da cidade de Pontes e Lacerda (a 450 quilômetros de Cuiabá) viveu uma verdadeira ‘corrida pelo ouro’ e também foi chamada de nova “Serra Pelada de MT’. Grandes pepitas de ouro, amplamente divulgadas pela internet e por meio de aplicativos celulares, chamaram a atenção e ‘acirraram’ a disputa por espaço.

O ouro explorado tinha um grau de pureza de 99%. Por isso, o garimpo improvisado atraiu tantos moradores da cidade de 42,5 mil habitantes, sem experiência em mineração. Mais de 500 pessoas que atuavam no garimpo vieram de fora da região.

Anúncio

Veja o vídeo

Texto: Fabiana Mendes/Olhar Direto

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA