GERAL
Tenente acusada de torturar e matar aluno em curso prático do Corpo de Bombeiros será ouvida em Cuiabá
A tenente do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur de Souza Dechamps, acusada pela morte do aluno Rodrigo Patrício Lima Claro, de 21 anos, vai ser ouvida nessa quinta-feira (12), às 14h, na Vara Criminal da Justiça Militar de Cuiabá.
Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), a tenente Izadora Ledur de Souza Dechamps, que era a instrutora do curso, usou de meios abusivos de natureza física e de natureza mental. A Justiça investiga se houve abusos por parte dos instrutores do curso de formação.
O G1 não conseguiu contato com a defesa da tenente. Em novembro do ano passado, durante audiência, a defesa de Ledur afirmou à reportagem que só vai se manifestar depois do depoimento da tenente.
Atualmente, ela desempenha funções administrativas. Desde a morte de Rodrigo, em novembro de 2016, Ledur apresentou atestados médicos de forma contínua.
A morte de Rodrigo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/y/H/KIjsllQMqVP0XjIA5syA/whatsapp-image-2019-11-15-at-11.06.03.jpeg)
Foto: Antônio Claro/Arquivo pessoal
Rodrigo morreu no dia 15 de novembro de 2016, após passar mal em uma aula prática na Lagoa Trevisan, em Cuiabá, na qual a tenente Izadora Ledur atuava como instrutora.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Rodrigo demonstrou dificuldades para desenvolver atividades como flutuação, nado livre e outros exercícios.
Ainda segundo o órgão, depoimentos durante a investigação apontam que ele foi submetido a intenso sofrimento físico e mental com uso de violência. A atitude, segundo o MPE, teria sido a forma utilizada pela tenente para punir o aluno pelo mal desempenho.
Durante a realização das aulas, Rodrigo queixou-se de dor de cabeça. Após a travessia a nado na lagoa, ele informou ao instrutor que não conseguiria terminar a aula.
Em seguida, segundo os bombeiros, ele foi liberado, retornou ao batalhão e se apresentou à coordenação do curso para relatar o problema de saúde. O jovem foi encaminhado a uma unidade de saúde e sofreu convulsões.

Mensagem à mãe
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/11/16/mensagem_1700.png)
Em mensagem enviada para a mãe, Rodrigo disse que estava com medo
Antes do treinamento, o jovem conversou com a mãe dele por um aplicativo de conversas e disse que estava com medo do que poderia acontecer.
A tenente está pegando no meu pé. Hoje ela vai ta lá, por isso fico com medo, diz trecho da conversa.
Horas depois, Rodrigo voltou a falar com a mãe e mandou a última mensagem antes de ser internado em coma.
Não consegui. Estou mal. Vou para a coordenação, diz mensagem.
Tenente Ledur
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/C/h/NiJnalS3yRhg1PhCQ6rg/whatsapp-image-2019-11-15-at-11.06.06.jpeg)
A tenente responde criminalmente pela morte do aluno e ficou monitorada por tornozeleira eletrônica por três meses. No entanto, em outubro de 2017, conseguiu na Justiça o direito de retirar o equipamento.
A denúncia do MPE, diz que Ledur utilizou meios impróprios durante o treinamento com o aluno como “caldos” e afogamentos. Além disso, ela teria ameaçado desligar Rodrigo do curso.
No dia 3 de novembro do ano passado, duas testemunhas de defesa de Ledur, foram ouvidas pelo juiz da Vara Criminal da Justiça Militar Marcos Faleiros.

A primeira testemunha ouvida foi o médico legista Dionísio Andreoni, que assinou o laudo que atesta que um Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi a causa da morte de Rodrigo.
O médico disse que é provável que Rodrigo já tivesse má formação no cérebro, o que teria causado o AVC.
Em contrapartida, a mãe de Rodrigo, Jane Claro, afirmou que o filho era saudável e nenhum exame anterior detectou a má formação.
Também foi ouvido durante a audiência o capitão do Corpo de Bombeiros Janislei Teodoro Silva. Ele foi comandante de pelotão da turma anterior à de Rodrigo onde um aluno desistiu do curso alegando abuso nos treinamentos comandados pela tenente Ledur.
O capitão afirmou durante o depoimento que nunca presenciou práticas abusivas por parte da tenente.
Texto: G1 Mato Grosso
-
GERAL5 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL5 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL5 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
CIDADES4 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL5 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS4 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento
-
CIDADES4 dias agoIMAGEM FORTE; Jovem é encontrada morta nos fundos de casa e marcas no pescoço levantam suspeita de estrangulamento






