MATO GROSSO
Círculo de Construção de Paz reúne mulheres vítimas de violência doméstica em Sinop
Após experiências dolorosas com relacionamentos abusivos e episódios de violência de gênero, muitas mulheres precisam lidar com sentimentos pós-traumáticos, como o medo e a ansiedade. Para cuidar das emoções dessas vítimas, a 2ª Vara Criminal de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) realizou o primeiro Círculo de Construção de Paz para Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no Fórum do município. A metodologia da Justiça Restaurativa visa dar mais qualidade de vida às vítimas.Segundo a juíza da 2ª Vara e coordenadora da Justiça Restaurativa, Débora Roberta Pain Caldas, a iniciativa faz parte do projeto de expansão das ações do Poder Judiciário que está fortalecendo as políticas públicas de prevenção, redução e eliminação da violência nos lares de Mato Grosso. A atividade em Sinop ocorreu segunda-feira (26/05).
“Nesse primeiro encontro tivemos a oportunidade de usar essa ferramenta maravilhosa da Justiça Restaurativa para dar um lugar seguro para que as mulheres sejam ouvidas, acolhidas, e quem sabe possam transformar o conflito em uma oportunidade de crescimento. Além disso, a atividade tem como essência estimular mulheres que passaram pela situação de violência a se reconectarem consigo mesmas”, afirmou Débora Caldas.
A magistrada adianta que será realizado um encontro por mês. “Tivemos um feedback muito legal das sete mulheres que compareceram. Algumas já se dispuseram a voltar como voluntárias. Percebemos que realizar mais um círculo com o mesmo grupo de mulheres pode ajudar a fortalecer e até mesmo criar uma rede de apoio entre elas”, contou a juíza.
Como funciona? Com os círculos de paz, uma das ferramentas utilizadas pela Justiça Restaurativa para solução pacificada de conflitos, as mulheres possuem a oportunidade de falar sobre seus medos, dúvidas e anseios, e principalmente de expressar suas preocupações acerca do cuidado com os filhos e o seu autocuidado.
Os círculos são conduzidos por facilitadores certificados pelo Poder Judiciário, que atuam estimulando as mulheres para o uso consciente da fala e da escuta ativa, fazendo com que reflitam e reconheçam sua condição de vítima, e sua capacidade de ressignificar as experiências vividas ao lado do companheiro ou de outros familiares. O resgate da autoestima e do autovalor são trabalhados durante os círculos.
A advogada, Nara Cristina Nery, foi uma das facilitadoras dos círculos de paz em Sinop. “Essa atividade é uma alternativa para que as mulheres possam compartilhar histórias de vida. É um espaço seguro para elas poderem falar sobre suas emoções, de como está sendo vivenciar as etapas do processo, busca o fortalecimento emocional que o processo jurídico não alcança. Muitas vezes, nas salas de audiência a questão emocional não é tratada. Aqui é”, ressaltou.
“Foi uma experiência enriquecedora ajudar essas mulheres a se sentirem mais seguras. Tanto a minha participação quanto a delas, é voluntária. E a cada vez que participo do círculo, principalmente agora voltado para as mulheres vítimas de violência, vejo como é uma ferramenta eficaz. Muitas entraram na sala receosas, sem saber o que esperar e o que vimos ao final foram mulheres mais leves”, pontuou Nara Cristina.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Foto horizontal colorida. Fotografia colorida onde diversas mulheres aparecem sentadas em cadeiras formando um círculo.
Larissa Klein
Assessoria de imprensa CGJ-TJMT
[the_ad_group id="28079"]
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoHomem tenta matar mulher com tijoladas na cabeça e acaba preso pela GCM; a vítima está grave
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoVídeo mostra briga entre alunas de escola militar após saída das aulas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias ago“Bibi Perigosa”: saiba quem é a mulher espancada a tijoladas que está entre a vida e a morte em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoURGENTE: Jovem que trabalha em Lucas do Rio Verde desaparece após sair de casa de moto em Sorriso
-
POLÍCIA3 dias ago“Ele vai me matar”: jovem pede socorro à mãe minutos antes de assassinato com bebê
-
MUNDO4 dias agoAdolescentes usam buracos em tábuas para fazer sexo ao ar livre em festa clandestina; vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoSuspeito preso em megaoperação da Polícia Civil de Lucas vivia vida de luxo em SC; veja detalhes
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoPai e filho de 13 anos ficam feridos em grave acidente em Lucas do Rio Verde