MATO GROSSO

Exposição “Bancos Indígenas do Brasil” está aberta a visitação na Galeria Lava Pés

Publicado em

Em exposição na Galeria Lava Pés até março do ano que vem, “Bancos Indígenas do Brasil” apresenta uma fração da poderosa arte de 29 povos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu. A Galeria Lava Pés está localizada no piso térreo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Entre os trabalhos apresentados, estão representadas as etnias Aweti, Kalapalo, Kawaiwete, Kayabi, Trumai, Wajãpi, Tukano, Ye’kwana e outras. Além dos bancos, a mostra inclui fotografias e vídeos de Rafael Costa. Composta por 86 bancos de artistas indígenas, a exposição tem curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim.

“Esta é uma ótima oportunidade para conhecermos um pouco mais da nossa própria história. Uma exposição belíssima, de nível internacional, ao alcance de todos os mato-grossenses”, comenta Jefferson Neves, secretário da Secel-MT.  

É a primeira vez que a exposição “Bancos indígenas do Brasil” é apresentada em Cuiabá. A mostra nacional já circulou por outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e fora do país.

Leia Também:  15% dos assassinatos cometidos contra mulheres no Brasil, não são reconhecidos como feminicídio.

A exposição “Bancos indígenas do Brasil” integra a Coleção BEI, que hoje é uma referência em arte indígena brasileira. É composta por 500 peças esculpidas em madeira, sendo a maioria em formato de animais, que revelam a beleza das formas, cores e grafismos da arte indígena. As obras aliam funcionalidade e beleza, ao mesmo tempo que são reconhecidos como objetos de arte e design. Todas são criadas a partir de um único tronco de madeira e pintadas com resinas naturais, como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum.

Fonte: GOV MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA