MATO GROSSO

Judiciário capacita servidores com foco na performance de equipes e na prestação de serviços

Publicado em

Poder Judiciário de Mato Grosso investe em capacitação de servidores(as) para melhorar cada vez mais os serviços ofertados aos cidadãos. Nessa segunda-feira (13 de fevereiro), coordenadores(as), diretores(as) e gerentes do Judiciário participaram do curso “Eneagrama”, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e organizacional. O curso ocorreu na Escola dos Servidores, em Cuiabá.
 
A capacitação foi elaborada para atender ao Plano de Gestão 2023-2024 “Semear a paz, fortalecer a justiça”, que possui como uma das principais bandeiras dar atenção às pessoas. A atual gestão é composta pela desembargadora presidente, Clarice Claudino da Silva, sua vice-presidente, desembargadora Maria Erotides Kneip e o desembargador Juvenal Pereira da Silva, como corregedor-Geral da Justiça.
 
De acordo com o instrutor, Valdecir da Silva Godi, o Eneagrama é uma ferramenta muito usada em ambientes corporativos, simbolizada pela figura geométrica de nove pontas resultante da união de um círculo, um triângulo e uma hexade. Cada uma de nove pontas da figura representa um tipo psicológico básico correspondente a formatos de personalidade.
 
Uma das propostas da capacitação é a melhoria nas interações da equipe, aumentando a produtividade do grupo. Os participantes tem a oportunidade de autoaperfeiçoamento e através do eneagrama, consigam compreender as dores e motivações dos demais integrantes da equipe, enxergando de forma mais clara quais potencialidades cada um têm.
 
“A compreensão é amor em atos, quando eu compreendo, tiro de mim e do outro o peso do julgamento das ações. Eu posso não concordar, mas respeito a opinião do outro. A compreensão é fundamental para estabelecermos relacionamentos sadios, principalmente em ambientes de trabalho”, afirma o instrutor.
 
O coordenador de Infraestrutura do PJMT, Roberto Cyríaco da Silva, analisa que a capacitação o ajudará no autoconhecimento de seus pontos fortes e na interação com sua equipe. “Minha expectativa com esse curso e me conhecer melhor e transmitir isso para minha equipe com o objetivo de que os resultados apresentados pela Infraestrutura melhorem cada vez mais, pois quando eu me conheço, eu posso conhecer melhor minha equipe e trata-la dentro das dificuldades que tenho para com a condução do gerenciamento das minhas atividades.”
 
O pensamento é compartilhado pela coordenadora Administrativa do Tribunal de Justiça (TJMT), Bruna Penachioni. “Conhecendo melhor nossas características, personalidade e comportamentos, podemos repassar isso no ambiente de trabalho aos nossos colegas e conseguir entender a forma que cada recebe e consegue executar as atividades para atingir os objetivos”, completou.
 
Capacitação – O treinamento segue até quarta-feira, sempre das 8h às 18h. O conteúdo programático prevê : O que é o Eneagrama e como surgiu; A essência e a singularidade do ser; A experiência de infância e a estrutura da personalidade; Tríades e centros de inteligência; Instintos: Autopreservação, Social e Sexual; O caminho de crescimento das asas e das flechas; e Os nove Tipos de personalidade (o perfeccionista, o generoso, o empreendedor, o individualista, o observador, o responsável, o espontâneo, o dominador e o mediador).
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagens: Foto 1 – Imagem aberta com os participantes do curso, sentados em cadeiras. Foto 2 – Foto horizontal colorida do instrutor, Valdecir da Silva Godi. Foto 3 – Foto horizontal colorida do instrutor, coordenadora Administrativa, Bruna Penachioni.
 
Alcione dos Anjos (Com TV.Jus)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Judiciário e parceiros ofertam serviços gratuitos a pessoas em situação de vulnerabilidade

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA