MATO GROSSO

Juíza da Infância e Juventude da Capital recebe medalha de Direitos Humanos da OAB

Publicado em

A juíza Gleide Bispo Santos, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital, foi agraciada, na manhã desta segunda-feira (12 de dezembro), pela Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com a Medalha Waldir Caldas de Direitos Humanos.
 
A honraria foi entregue por meio de videoconferência durante a Sessão do Conselho Pleno da autarquia federal. A comenda, instituída pela OAB-MT em agosto do ano passado, premia, anualmente, pessoas e entidades, do meio jurídico ou não, que incentivam iniciativas em defesa dos Direitos Humanos. Em 2021, o desembargador Orlando Perri de Almeida foi o primeiro membro do Judiciário mato-grossense a receber a homenagem.
 
“Estou feliz, e fiquei até certo ponto surpresa e contente por ter sido escolhida por unanimidade pela Ordem dos Advogados para receber a medalha”, frisou doutora Gleide Bispo, acrescentando que os dirigentes da autarquia federal reconheceram o trabalho que vem desenvolvendo há 11 anos na Vara da Infância e Juventude.
 
A magistrada assinalou que tem a responsabilidade de corresponder a honraria que leva o nome do advogado Waldir Caldas, ativista de direitos humanos. A juíza sublinhou ainda que esse reconhecimento é gratificante e encorajador, uma vez que o trabalho dela engloba questões de direitos humanos na proteção e defesa de crianças e adolescentes.
 
Histórico – Waldir Caldas Rodrigues, que atuava como advogado criminalista e professor universitário, em cursos de Direito de instituições de ensino da Capital, faleceu, em 18 de junho de 2021, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Natural de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, se formou em Direito em Cuiabá, onde atuou por anos, e ficou reconhecido como um dos mais importantes juristas do Estado.
 
Apaixonado pelo Tribunal do Júri, onde dedicou grande parte da atuação jurídica, Waldir Caldas, como era conhecido, foi militante na luta dos direitos humanos e ficou amplamente reconhecido pelos trabalhos relevantes prestados em defesa das pessoas privadas de liberdade e das famílias, grande parte deles realizados à frente das Comissões de Direito Penal e Processo Penal e de Direito Carcerário da OAB-MT.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem. Foto colorida em formato horizontal da Sessão do Conselho Pleno da OAB com a presença da doutora Gleide Bispo Santos, que aparece no primeiro quadrante, de baixo para cima, de cabelo curto escuro, óculos e blusa preta com estampa branca.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Governador vistoria obras do Centro Logístico de Abastecimento e Hospital Central

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA