MATO GROSSO
Operação Módulo Zero desarticula grupo suspeito de furtos e receptação de peças de caminhões em MT A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Módulo Zero com o objetivo de desarticular um grupo investigado por furtos, receptação e lavagem de dinheiro envolvendo módulos eletrônicos de caminhões. Ao todo, foram cumpridas 38 ordens judiciais em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, incluindo mandados de busca e apreensão, prisões temporárias, quebras de sigilo telefônico e outras medidas cautelares relacionadas à investigação financeira dos suspeitos. De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), responsável pelo inquérito, os crimes causaram prejuízos significativos ao setor de transporte em 2025. Levantamentos apontam que cerca de 300 módulos de caminhão foram furtados apenas em Cuiabá e Várzea Grande neste ano. Cada equipamento pode custar cerca de R$ 30 mil, o que amplia o impacto financeiro para motoristas e transportadoras. Durante o cumprimento das ordens judiciais, quatro pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Entre as medidas autorizadas pela Justiça estão ainda dois mandados de prisão temporária e a quebra de sigilos telefônico e telemático dos investigados. Segundo o delegado Ricardo Franco, da DERFVA, a operação representa uma resposta ao avanço desse tipo de crime na região metropolitana de Cuiabá. “A Operação Módulo Zero é uma resposta direta ao crescimento dos furtos de módulos de caminhão em Cuiabá e Várzea Grande, crimes que vêm causando grandes prejuízos ao setor de transporte”, afirmou. As investigações apontam que o grupo atuava na retirada de módulos eletrônicos de caminhões estacionados, com posterior revenda em mercado clandestino. As peças são fundamentais para o funcionamento dos veículos, responsáveis pelo sistema eletrônico dos motores. Os investigados poderão responder por furto qualificado, receptação, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 10 anos de prisão, dependendo da participação de cada envolvido. A operação contou com apoio de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo delegacias especializadas e equipes operacionais, como a GCCO, DHPP, Defaz, DRCI, Dema e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), além de outras unidades regionais. A próxima fase da investigação deve se concentrar na análise do material apreendido e no bloqueio de bens dos suspeitos.
Operação Módulo Zero desarticula grupo suspeito de furtos e receptação de peças de caminhões em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Módulo Zero com o objetivo de desarticular um grupo investigado por furtos, receptação e lavagem de dinheiro envolvendo módulos eletrônicos de caminhões.
Ao todo, foram cumpridas 38 ordens judiciais em Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, incluindo mandados de busca e apreensão, prisões temporárias, quebras de sigilo telefônico e outras medidas cautelares relacionadas à investigação financeira dos suspeitos.
De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), responsável pelo inquérito, os crimes causaram prejuízos significativos ao setor de transporte em 2025. Levantamentos apontam que cerca de 300 módulos de caminhão foram furtados apenas em Cuiabá e Várzea Grande neste ano. Cada equipamento pode custar cerca de R$ 30 mil, o que amplia o impacto financeiro para motoristas e transportadoras.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, quatro pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Entre as medidas autorizadas pela Justiça estão ainda dois mandados de prisão temporária e a quebra de sigilos telefônico e telemático dos investigados.
Segundo o delegado Ricardo Franco, da DERFVA, a operação representa uma resposta ao avanço desse tipo de crime na região metropolitana de Cuiabá.
“A Operação Módulo Zero é uma resposta direta ao crescimento dos furtos de módulos de caminhão em Cuiabá e Várzea Grande, crimes que vêm causando grandes prejuízos ao setor de transporte”, afirmou.
As investigações apontam que o grupo atuava na retirada de módulos eletrônicos de caminhões estacionados, com posterior revenda em mercado clandestino. As peças são fundamentais para o funcionamento dos veículos, responsáveis pelo sistema eletrônico dos motores.
Os investigados poderão responder por furto qualificado, receptação, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 10 anos de prisão, dependendo da participação de cada envolvido.
A operação contou com apoio de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo delegacias especializadas e equipes operacionais, como a GCCO, DHPP, Defaz, DRCI, Dema e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), além de outras unidades regionais.
A próxima fase da investigação deve se concentrar na análise do material apreendido e no bloqueio de bens dos suspeitos.
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoHomem tenta matar mulher com tijoladas na cabeça e acaba preso pela GCM; a vítima está grave
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoVídeo mostra briga entre alunas de escola militar após saída das aulas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias ago“Bibi Perigosa”: saiba quem é a mulher espancada a tijoladas que está entre a vida e a morte em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoURGENTE: Jovem que trabalha em Lucas do Rio Verde desaparece após sair de casa de moto em Sorriso
-
POLÍCIA3 dias ago“Ele vai me matar”: jovem pede socorro à mãe minutos antes de assassinato com bebê
-
MUNDO4 dias agoAdolescentes usam buracos em tábuas para fazer sexo ao ar livre em festa clandestina; vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoSuspeito preso em megaoperação da Polícia Civil de Lucas vivia vida de luxo em SC; veja detalhes
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoPai e filho de 13 anos ficam feridos em grave acidente em Lucas do Rio Verde