MATO GROSSO

Palestras abordam prevenção e tratamento de doenças vasculares

Publicado em

Medidas de prevenção e quais os tratamentos adequados em alguns casos de doenças vasculares foram detalhados por médicos especialistas em evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMT), na manhã desta terça-feira (1°/08).

Realizada em alusão à campanha Agosto Azul Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a atividade atenda à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em prol da melhoria da qualidade de vida de magistrados(as), servidores(as) e população em geral.

Durante a abertura, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, disse que a princípio a campanha previa apenas a iluminação da fachada com as cores azul e vermelha. “Nós aderimos, mas achamos por bem realizar este evento para que nossos servidores e servidoras pudessem tomar conhecimento da gravidade dos problemas vasculares e saber como se prevenir, principalmente. Nós sabemos que a maioria dos(as) servidores(as) e magistrados(as) trabalham muito tempo sentados e lidando com assuntos complexos. Temos casos de aneurisma, por exemplo, e outras doenças vasculares, que são silenciosas, por isso, é importante estar atento”.

O cuidado com a qualidade de vida foi destacado pela presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva. “É fundamental implementar uma rotina com regularidade de exercício físico, buscar o diagnóstico precoce e os tratamentos, quando necessário. Nossa gestão tem focado nisso, a exemplo da estruturação do atendimento médico dentro do Tribunal, e de iniciativas que promovam saúde e bem-estar. O TRE-MT está de parabéns por estar conosco nessa parceria de levar o máximo de informações e estímulo para que tenhamos mais saúde e vida com qualidade”.

Leia Também:  Iniciativas selecionadas para programa de aceleração do Governo de MT e Oi Futuro são divulgadas

A primeira palestra foi ministrada pela médica formada pela Universidade de Cuiabá (Unic) e cirurgiã vascular, Nayara Gimenes de Melo Vieira, que falou sobre varizes de membros inferiores. “As varizes começam com um vasinho que estoura, um estufamento da perna e é uma doença progressiva, inclusive, com tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porque pode evoluir. Em casos mais graves, os pacientes podem apresentar inchaço nas pernas ou manchas, e pode até abrir feridas, que é o estágio mais avançado. Por isso, é importante tratar desde o início, o ideal é procurar o mais precocemente possível”.

Na parte de prevenção, a médica frisou a importância da prática de exercício físico e uso de meia compressiva no caso de pessoas que trabalham sentadas por muitas horas, pois ajuda no sintoma e evita a progressão da doença. Também é importante fazer o controle de peso, evitar tabagismo e manter hábitos alimentares saudáveis como um todo.

Em seguida, o médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e cirurgião vascular, Luiz Caetano Malavolta, explicou o que é o aneurisma de aorta abdominal. “É uma dilatação permanente da aorta, ou seja, uma vez iniciado, não há como tratar para reverter isso. O que a gente faz é tentar controlar os fatores de risco para minimizar o crescimento do aneurisma, porque o grande temor dessa doença é a rotura (ruptura), que resulta em uma taxa de mortalidade muito alta”. Estima-se que esse índice chegue a 90% dos casos.

Leia Também:  Hospital Regional de Rondonópolis realiza primeira biópsia cerebral na unidade

O palestrante ressaltou que, uma vez detectado o aneurisma, é preciso tentar controlar os fatores de risco conhecidos como potencializadores desse efeito. “Com isso, buscamos controlar e ver qual o melhor momento para fazer o tratamento definitivo, que seria a cirurgia”, acrescentou.

O evento contou com a organização da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). “Foi um evento que o Poder Judiciário promoveu, em parceria com o TRE-MT, com o intuito de estimular a prevenção e divulgar as informações relativas às doenças. Optamos pela modalidade híbrida, para oportunizar que as pessoas do interior do estado participassem também”, afirmou a diretora da Esmagis, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos.

Anúncio

Jornalista: Nara Assis

Fotos: Nara Assis (TRE-MT) / Alair Ribeiro (TJMT)

#PraTodosVerem: Foto em que aparece, à esquerda, o palestrante do evento, de pé, usando terno azul escuro e de frente a um púlpito com microfone. À direita, está um telão com informações e imagens do assunto abordado e também aparecem algumas cadeiras e um arranjo de flor, que estão no palco do auditório.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA