MATO GROSSO
Polícia Civil cumpre 40 mandados contra associação criminosa; delegado é baleado em operação
As 12 ordens de prisão temporária e 28 de busca e apreensão são cumpridas em quatro cidades – Rio Branco, Lambari d’Oeste e Salto do Céu, que fazem parte da “rota das águas” na região de fronteira – e em Barra do Bugres.
A operação apura os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, homicídio e outros delitos relacionados.
De acordo com o delegado Marcelo Menezes, entre os alvos da operação Rota Cercada está um vereador de Rio Branco e presidente da Câmara Municipal, investigado por integrar a associação criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região. Conforme a investigação da Delegacia da Polícia Civil de Rio Branco, o parlamentar atuava no apoio logístico de armas de fogo para o grupo criminoso.
A Câmara de Vereadores de Rio Branco também é alvo de mandado de busca e apreensão.
As prisões terão o prazo inicial de 30 dias, podendo ser prorrogadas no decorrer da investigação.
Cumprimento de prisão
Durante o cumprimento do mandado de prisão, o vereador Jeozafá Moraes de Castro reagiu à abordagem realizando disparos contra as equipes policiais alvejando, inclusive, o delegado de Rio Branco, Marcelo Menezes. Em resposta à agressão, o vereador também foi atingido e não resistiu, indo a óbito.
O delegado da Polícia Civil foi socorrido a uma unidade hospitalar da região para os primeiros socorros e será transferido a um hospital em Cuiabá. Ele está consciente e não corre risco de morte.
A Diretoria do Interior da Polícia Civil a Delegacia Regional de Cáceres estão acompanhando a situação e prestando os suportes administrativos e operacionais e necessários, tanto à sequência da Operação Rota Cercada para o total cumprimento dos mandados judiciais quanto no atendimento ao delegado que foi ferido na operação policial.
Crimes
Dois homicídios recentes ocorridos em Rio Branco são atribuídos ao grupo criminoso. No dia 08 de fevereiro, o corpo de Fernando de Jesus Abreu, de 30 anos, foi encontrado em uma rua da cidade, alvejado por disparos de arma de fogo no rosto. Populares relataram que dois suspeitos, em uma motocicleta, efetuaram os disparos na vítima e fugiram.
No dia 15 de fevereiro, o corpo de Adriano Paulo de Souza, de 40 anos, foi encontrado em uma obra, atingido por disparos de arma de fogo. Uma motocicleta foi encontrada nas proximidades e os atiradores teriam fugido a pé, depois do veículo apresentar problemas mecânicos.
Participam da operação as Delegacias de Rio Branco, Porto Esperidião, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Regional de Cáceres, 1ª Delegacia de Cáceres, Defron, Delegacia da Mulher, DEA, e as unidades da Delegacia da Regional de Pontes e Lacerda (Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Campos de Júlio) e delegacia de polícia de Barra do Bugres.
No apoio operacional, a operação conta com a atuação da Gerência de Operações Especiais (GOE), Centro Integrado de Operações Aéreas e do Canil Integrado de Fronteira.
Fonte: GOV MT
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoHomem tenta matar mulher com tijoladas na cabeça e acaba preso pela GCM; a vítima está grave
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoVídeo mostra briga entre alunas de escola militar após saída das aulas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias ago“Bibi Perigosa”: saiba quem é a mulher espancada a tijoladas que está entre a vida e a morte em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoURGENTE: Jovem que trabalha em Lucas do Rio Verde desaparece após sair de casa de moto em Sorriso
-
POLÍCIA3 dias ago“Ele vai me matar”: jovem pede socorro à mãe minutos antes de assassinato com bebê
-
MUNDO4 dias agoAdolescentes usam buracos em tábuas para fazer sexo ao ar livre em festa clandestina; vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoSuspeito preso em megaoperação da Polícia Civil de Lucas vivia vida de luxo em SC; veja detalhes
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoPai e filho de 13 anos ficam feridos em grave acidente em Lucas do Rio Verde