MATO GROSSO
Programa Vigia Mais MT distribui 6.150 câmeras a 96 municípios mato-grossenses
O processo de instalação do aparato tecnológico já começou e os municípios de Salto do Céu e Tesouro (371 e 379 km de Cuiabá, respectivamente), estão 100% monitorados pelas câmeras do programa. As imagens captadas podem ser acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e também via aplicativo de celular.
Dos 141 municípios mato-grossenses, 110 se habilitaram e outros estão em fase de adesão. O único custo das prefeituras e dos entes privados é a instalação e manutenção dos equipamentos. Em Cuiabá, foram investidos R$ 5,6 milhões para a implantação de 3.932 câmeras.
Por meio de um termo de cooperação, a Sesp forneceu os equipamentos à Secretaria de Estado e Infraestrutura e Logística (Sinfra) para monitoramento de obras e à Secretaria de Educação (Seduc) para segurança e proteção da comunidade escolar. O grupo Amaggi, Bom Futuro, o Mercado do Porto e Shopping Popular também aderiram ao programa da Segurança Pública para receber os dispositivos.
O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Álvares, ressaltou que as câmeras são instaladas nas áreas externas das instituições e logradouros públicos para intensificar a vigilância e inibir ações criminosas como furtos e roubos. Ele destaca que o Shopping Popular foi o primeiro estabelecimento de Cuiabá a concluir a implementação dos dispositivos.
“Seguindo a Lei nº 11.766, todas as câmeras são voltadas para o logradouro público para atender os interesses da população e não de propriedades particulares. Um exemplo disso é o Shopping Popular que concluiu a instalação recentemente e já se integrou ao sistema do Ciosp. As câmeras são grandes aliadas das forças de segurança pública no combate à criminalidade”, destacou.
O programa Vigia Mais MT foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública coronel César Augusto Roveri, em março deste ano. Os critérios para a definição do número de câmeras destinadas a cada município levam em conta a população, renda per capita e os índices criminais.
Podem se habilitar ao programa entes públicos, privados, pessoas físicas, jurídicas, órgãos, entidades, conselhos, associações comerciais da administração pública federal, estadual e municipal, além de consórcios públicos intermunicipais.
Fonte: Governo MT – MT
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoHomem tenta matar mulher com tijoladas na cabeça e acaba preso pela GCM; a vítima está grave
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoVídeo mostra briga entre alunas de escola militar após saída das aulas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias ago“Bibi Perigosa”: saiba quem é a mulher espancada a tijoladas que está entre a vida e a morte em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoURGENTE: Jovem que trabalha em Lucas do Rio Verde desaparece após sair de casa de moto em Sorriso
-
POLÍCIA3 dias ago“Ele vai me matar”: jovem pede socorro à mãe minutos antes de assassinato com bebê
-
MUNDO4 dias agoAdolescentes usam buracos em tábuas para fazer sexo ao ar livre em festa clandestina; vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoSuspeito preso em megaoperação da Polícia Civil de Lucas vivia vida de luxo em SC; veja detalhes
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoPai e filho de 13 anos ficam feridos em grave acidente em Lucas do Rio Verde