MULHER

Ana Virginia Falcão vai de estagiária a CEO em empresa de turismo

Publicado em

ana virginia falcao
Divulgação

Ana Virgínia Falcão é CEO do Clube Turismo

Parece enredo de filme…Conhece aquela história de uma estagiária que chegou ao cargo máximo da empresa? Pois então, o roteiro cabe perfeitamente na vida profissional da CEO da Clube Turismo, Ana Virginia Falcão. Ela conta que ingressou na faculdade de Jornalismo em 2003, mas ficava em outra cidade e por uma questão de logística ela mudou de curso e de universidade. Foi fazer Turismo na Federal da Paraíba. “Desde o segundo período eu já buscava estágio. Tentei nessa empresa, mas não fui selecionada”, lembra Ana Virginia.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

Conseguiu em outra agência de viagens, mas reecontrou os sócios da Clube Turismo e chegou a fazer um estágio lá por oito meses. Curiosa, Ana Virginia trocou novamente de emprego e foi para a Secretaria de Turismo de João Pessoa. “Serviu para eu ver que não me identificava com o setor público. Foi quando novamente me chamara para minha agência antiga, desta vez já como profissional contratada”, lembra.

Em 2007, um ano depois de ela estar na empresa, surgiu a ideia de expandir e abrir uma filial em Aracaju. Os sócios abriram com capital próprio, mas passaram a perceber uma demanda, por parte dos clientes: muitos deles, principalmente mulheres, diziam ter o sonho de abrir uma agência de viagens. Começava a operação de franquia da marca, uma forma de expandir o formato sem precisar do investimento próprio. Ana Virginia lembra que entrou em uma livraria e procurou o melhor livro sobre franquias. “Aquele livro virou minha bíblia. Hoje a Clube Turismo é a maior rede de microfranquias do País, com valor de até R$ 112 mil”, diz uma orgulhosa Ana Virginia.

Aos 25 anos ela se tornou a primeira mulher a comandar a maior microfranquia de  agências de viagens  do país e ajudou a elaborar o formato de franquia, que alcançou mais de 540 unidades em 2021 e figura atualmente entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil, segundo apurou estudo da ABF.

“São mais de 540 franqueados, a maioria mulheres, que viram no modelo de home office uma forma de empreender e pode ficar em casa. Na franqueadora, os cargos de liderança também são femininos.   Comecei como estagiária, fui ascendendo, fui agente de viagem, supervisora, projeto de co-fundadora e diretora da rede de franquias”, relata. Hoje, diz Ana Virginia, a Clube Turismo está departimentada, com área comercial, operacional e uma universidade corporativa, para dar treinamento aos franqueados. “Apesar de estarmos no nordeste, a nossa capilaridade é maior no sudeste, onde temos o maior número de franqueados.”

Hoje, com 39 anos, há 14 na empresa, Ana Virginia é CEO e cuida de toda a parte de planejamento, rede, equipe, com apoio de cada umm dos líderes. “Fico muito feliz, temos um programa para estudantes, eu não perdi o contato com a faculdade, estou sempre compartilhando nosso case, acho importante essa ligação com o mercado, e procurar estátio durante o estudo, no período da graduação. É o momento de enfrentar os erros e a inexperiência”, avalila.

Anúncio

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

“Tenho percebido que mesmo no mundo do franchising, que é muito masculina, que as mulheres estão tendo uma maior presença. Antes, eu participava de eventos de premiação, e só tinha eu de mulher, o resto eram homens, mas isso vem mudando, há mais redes geridas por mulheres, a participação feminina”, revela a executiva. 

Hoje, com mais de 564 franqueados em todo o Brasil, a rede faturou em 2021 R$ 79 mi e para 2022 estima R$120 mi.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Cinco dicas para impulsionar as visualizações dos seus Stories em 2024
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA