MULHER

Carolina Maíra Morais: Hora da lista erótica

Publicado em

Faça sua lista de desejos
FreePik
Faça sua lista de desejos

Nós mulheres vivemos de lista em lista. Eu sou a louca das listas: lista de compras de supermercado, lista de tarefas do dia, lista de tarefas dos filhos, lista de lembretes, lista de presentes, lista, lista, lista. A única lista que nunca fazemos é a lista dos nossos desejos. E aí reside o perigo. Quando sonegamos nossos desejos, nos desencontramos de nós mesmas. Nosso erótico é roubado.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Conheci uma senhora outro dia na praça. Enquanto minha filha e seus netos brincavam, trocamos umas palavras. Dona Noêmia, 72 anos é avó de 4, mãe de 2. Foi casada duas vezes, hoje viúva se queixava de não ter tempo para si. Enquanto eu a ouvi fiquei apenas sorri e acenei mas em meu diálogo mental eu gritava: “MINHA SENHORA, a senhora já cuidou de 8, contando maridos, filho e netos e agora aos 72 não tem tempo para si? O que falta?” Na verdade, a resposta eu já sabia. Dona Noêmia, moradora do subúrbio do Rio, torcedora do Flamengo, enfermeira aposentada, desfila no bloco Loucura Suburbana, disse ela ser a única tarefa que faz por exclusivo prazer.

Leia Também:  Veja lista de 40 autoridades que estarão na comitiva de Lula na China

O que falta para D. Noêmia septuagenária ter tempo para si? Falta a lista. Dona Noêmia aprendeu desde cedo que os outros são prioridade. Ela colocou seu próprio nome no topo da lista de urgência, a não ser quando precisou fazer um exame médico ou desencravar uma unha. Sobre isso uma mulher negra nascida na periferia de Nova York chamada Audre Lorde, deixou registrado: o erótico depende de você priorizar aquilo que te faz bem.

Veja bem, cuidar dos netos faz um bem danado a Dona Noêmia. Ela me disse que os netos foram parte da crua da depressão que assolou logo quando seu marido faleceu na pandemia. Existem camadas de dores que o ato de cuidar do outro oferece bálsamo. O problema reside quando cuidar do outro é uma atividade exclusiva. Isso leva uma pessoa de 72 anos a dizer que não tem tempo para si.

Cutuquei D. Noêmia. Sem falar a palavra erótico porque corria o sério risco de ser ma interpretada. Falei: “Dona Noêmia, estamos no fim do ano, por que a senhora não faz uma lista diferente esse mês. A lista dos seus desejos.” Dona Noêmia sorriu e ficou me olhando, 1 minutos depois já estava gritando o nome do menino que corria para longe de suas vistas.

Leia Também:  Gym Face: expressões de força na academia podem gerar rugas precoces?

Cheguei em casa e fui fazer minha própria lista. Quais meus sonhos para 2023? Quantos amigos ganhei esse ano? Quantos perdi? O que se tornou mais importante para mim ao longo desse ano? O que se tornou menos importante? Qual experiência me deu mais alegria? Sem perceber minha lista erótica se tornou um balanço anual daquilo que fui e do que me tornei, porque a mudança é a tônica constante na vida. Analisar e apreender a mudança é um processo importante.

Anúncio

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

O erótico é isso: abraçar a mudança que nos torna mais plenas, de maneira a viver a vida de dentro para fora, com intensidade. Descobrir seu erótico é colocar seu nome no topo da lista. Fico pensando se Dona Noêmia entre o café da tarde e a última semana de aula dos netos, antes mesmo de começar a lista do supermercado, terá ela pego uma folha e caprichado na caligrafia fazendo nascer a lista de seus desejos? Redescobrindo seu erótico? Faça sua lista.

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA