MULHER

Elaine Veríssimo: Por que utilizar protetor solar com cor?

Publicado em

Protetor solar com cor: por que utilizar?
FreePik
Protetor solar com cor: por que utilizar?

O protetor solar com cor vem se tornando uma opção para muita gente que quer se proteger dos raios solares e conquistar uma pele saudável. Mas você sabe por que esse produto é tão importante para a saúde da pele e o combate ao envelhecimento?

O protetor solar é o único produto capaz de proteger a pele dos raios ultravioletas, aqueles que entram pela camada de ozônio e atingem nossa pele diariamente. Isso porque é formulado especialmente para criar uma barreira entre a pele e o ambiente. Assim, os raios ultravioletas, ao entrarem em contato com a pele, não são absorvidos pelas células, fazendo com que essas não sejam danificadas por conta deles.

Existem três tipos de raios ultravioletas: o UVA, que leva à síntese de vitamina D pela célula e causa o bronzeamento (e o envelhecimento precoce), o UVB, que é o causador do câncer de pele, e o UVC, que é muito nocivo, mas é bloqueado pela camada de ozônio.

Além dos raios ultravioletas, outro espectro de luz que chega até nós é o de luz visível. Esses raios também vêm, claro, diretamente do sol. Além disso, smartphones, computadores e outros elementos de luz azul também estão emitindo frequências de luz.

Por isso, buscar maneiras de se proteger dessa luz visível é algo cada vez mais comum, principalmente para quem tem pele sensível ou com propensão a manchas, como caso de pessoas com melasma ou acne.

Por que o protetor solar com cor é melhor?

Diferentemente do que muita gente imagina, o protetor solar com cor não tem como único objetivo servir como uma maquiagem. Além de deixar a pele uniforme por causa do pigmento presente, é também um produto que ajuda na própria saúde pois funciona como um bloqueador adicional contra os raios ultravioletas, já que criam uma camada a mais (de pigmento).

Dessa maneira, além da proteção solar tradicional, é possível criar uma barreira ainda maior contra os raios UVA e UVB, uma vez que o pigmento evita que esses raios entrem em contato com as células da pele.

Anúncio

Como o pigmento forma uma camada física, pessoas com tendência a manchas, com melasma ou acne, por exemplo, têm no protetor solar com cor um aliado para evitar o surgimento de novas marcas e diminuir a aparência das que já existem.

Leia Também:  Previsões amorosas personalizadas 2024 para comprometidos e solteiros

A luz visível também é facilmente combatida com essa barreira de cor e, por isso, o protetor solar com cor também pode ser uma indicação para quem quer ainda mais proteção no dia a dia.

Como aplicar o protetor solar com cor

A aplicação desse produto é feita da mesma maneira que o tradicional: em boa quantidade e com reaplicação ao longo do dia. A quantidade ideal de protetor solar indicada é de 2 a 3 ml, considerando a área do rosto, pescoço, colo, orelhas e cabeça (para pessoas sem a proteção do cabelo). Isso equivale a cerca de uma colher de chá de protetor solar, ou três dedos completos.

Por ser uma quantidade grande, muita gente pode ter dificuldade em aplicar o protetor solar com cor. Para evitar isso, é indicado passar em camadas e aos poucos, para conseguir criar de fato a proteção.

Outra ideia é combinar o filtro solar comum com o protetor com cor. Passar as duas primeiras camadas de filtro normal e, por último, uma camada de produto com cor, fazendo a barreira final.

Posso usar protetor solar como maquiagem para o dia a dia?

Sem dúvidas, um dos usos mais comuns para o protetor solar com cor é substituir as maquiagens tradicionais no dia a dia. Isso porque esse tipo de produto consegue cumprir a mesma função da base, de uniformizar, enquanto protege a pele dos raios solares e do fotoenvelhecimento.

Protetor solar em bastão

O protetor solar em bastão é uma opção que vem ganhando popularidade no mercado nos últimos tempos. Essa não é uma novidade no mercado, já que existem opções nesse formato já há algum tempo. Esse formato é muito comum principalmente na Ásia. Com a chamada “rotina de pele asiática” ganhando popularidade, era de se esperar que o formato também conquistasse mais gente ocidente. 

Sem dúvida, o principal ponto para toda essa popularidade é a praticidade do protetor solar em stick. Afinal, sua aplicação é facilitada e “mais limpa”, já que não é preciso passar com a mão.

Leia Também:  Justiça condena ex-empregada a devolver R$ 26 mil à empresa após utilizar conta bancária para fins particulares em MT

Além disso, muitos protetores solares em stick também contam com pigmento. Ou seja, se tornam uma maquiagem com proteção, aliando duas funções em um só produto. Aqui no Brasil, a Árago Dermocosméticos foi pioneira no segmento e apresentou o BB cream em formato stick, com proteção e maquiagem em um só produto.

Mas o protetor solar em bastão funciona mesmo?

O funcionamento do protetor solar em bastão é exatamente o mesmo que as versões comuns. Ele cria uma barreira na pele que evita que os raios solares entrem em contato com as células. Os protetores com cor em bastão, o pigmento ainda ajuda a construir mais uma barreira de proteção. Com isso, a pessoa consegue ter uma proteção mais completa de forma fácil.

Anúncio

Outro ponto importante é sobre a quantidade de produto é preciso estar atento na hora de aplicar e perceber se de fato foi aplicado por toda a pele, formando uma pequena película na parte de cima. Na opção com cor, isso fica mais fácil, pois o próprio pigmento já cria uma barreira de proteção por cima da pele.

O protetor solar em bastão pode ser utilizado sozinho ou pode ser combinado com o uso de um protetor solar tradicional por baixo, para intensificar a barreira de proteção.

Essa é uma boa alternativa principalmente para quem quer uma camada de pigmento mais fina: usa-se um protetor solar tradicional sem cor por baixo (ou em bastão, sem cor) e aplica-se o em bastão com cor por cima, como maquiagem.

O uso mais prático do protetor solar em stick está no momento de reaplicar o filtro durante o dia. Afinal, ele pode ser reaplicado por cima da maquiagem, sem tirá-la do lugar, o que é muito mais prático do que ter que refazê-la ou aplicar em creme, considerando a textura da pele após a aplicação.

O uso do protetor solar em stick é indicado para qualquer pessoa e pode  pode ser muito útil para quem trabalha ao ar livre e precisa reaplicar o protetor com frequência, pois ele facilita esse processo. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA