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Mães são principais responsáveis pelos filhos quando o assunto é sexo

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Mães são principais responsáveis pelos filhos quando o assunto é sexo
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Mães são principais responsáveis pelos filhos quando o assunto é sexo

A família é um pilar importante na educação sexual dos filhos. O diálogo com os pais sobre assuntos que envolvam sexo, como métodos contraceptivos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e outros tópicos relacionados, é fundamental para a segurança de crianças e jovens.

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O levantamento “Sexo sem Tabus”, realizado recentemente pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, mostra que, entre os 2 mil respondentes da pesquisa, 69% acreditam que a educação sexual é uma responsabilidade das mães e dos pais e que as mães têm sido as principais responsáveis por esse diálogo com os filhos, independentemente do gênero, sendo que elas são as figuras mais presentes, com 64% – mais do que o dobro da participação paterna (27%).

Segundo a coordenadora de Insights da MindMiners, Juliana Tranjan, falar abertamente sobre sexo é crucial na formação saudável e responsável dos filhos. “Eles devem receber toda e qualquer informação, sem distinção de gênero, independentemente do tema. Questões sobre abuso sexual, por exemplo, devem ser discutidas desde muito cedo para que os pequenos possam identificar, ter a chance de se proteger e, assim, saber quando e como denunciar possíveis casos de assédio”.

A pesquisa foi efetivada pela MindMiners por meio do MeSeems, painel de respondentes proprietário e maior rede social de opinião do Brasil. Considerou o recorte geracional e regional – trazendo pontos importantes como “Vida sexual: comportamentos e opiniões”, “Explorando desejos e necessidades”, “Sexo Seguro”, “Pais & Filhos: vencendo tabus”, entre outras abordagens.

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Por que falar sobre sexo?

A educação sexual é uma ferramenta de orientação e autoconhecimento que, por meio do diálogo, leva as pessoas a refletirem e elaborarem sentimentos sobre conhecimentos e comportamentos relacionados à sexualidade humana. É por meio dela que os indivíduos podem se livrar de preconceitos, sanando dúvidas sobre o corpo e as formas de obter prazer, além de mostrar os riscos de alguns comportamentos, promovendo saúde e exploração da sexualidade de maneira responsável.

O estudo concluiu que, para 74% dos participantes, falar sobre sexo é uma questão de segurança. Além disso, foi notado que a participação do pai na educação sexual dos filhos têm se mantido constante ao longo das gerações, bem diferente quando observada a presença da mãe, que tem atuado cada vez mais ao longo do tempo, sendo que 71% do público feminino e 55% do público masculino afirmaram ter recebido de suas mães a primeira orientação.

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A primeira conversa

Para o primeiro contato, mães e pais levaram em conta dois aspectos: a idade dos filhos e o assunto pertinente:

  • 6% dos filhos tinham até 5 anos e foi escolhido como primeiro assunto a prevenção de abuso sexual (56%);
  • 24% dos filhos tinham entre 6 e 10 anos e ouviram sobre prevenção de abuso sexual (56%) e acontecimentos da puberdade (44%);
  • 34% dos filhos tinham entre 11 e 13 anos e foram orientados sobre métodos contraceptivos (51%), prevenção de abuso sexual (50%) e gravidez e processo de gestação (45%);
  • 28% dos filhos tinham entre 14 e 17 anos e conversaram sobre métodos contraceptivos (62%), gravidez e processo de gestação (47%) e prevenção de abuso sexual (45%);
  • 8% dos filhos tinham mais de 18 anos e o assunto abordado foram os métodos contraceptivos (49%).
  • De onde surgem os dados da MindMiners?


O MeSeems é o painel de respondentes proprietário da MindMiners e uma plataforma de recompensas para as pessoas que o utilizam. Atualmente, conta com mais de 4 milhões de contas cadastradas e tem representatividade em todas as faixas etárias, classes sociais e regiões do país.

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Diariamente, são disparados questionários com perguntas sobre diferentes categorias e hábitos de compra, perfil sociodemográfico, comportamento, consumo de mídia, interesses e atitudes. Todas essas respostas dão origem aos dados disponibilizados nos Clusters da MindMiners.

A plataforma permite que as marcas clientes da MindMiners estejam 24 horas conectadas a consumidores reais. Por meio do MeSeems, é possível mapear, visualizar, explorar e traduzir em dados diversos aspectos do comportamento humano, sempre de forma rápida, fácil e confiável.

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O MeSeems existe para garantir que os dados da MindMiners sejam capazes de entregar aos clientes um retrato fiel – e em tempo real – da vida dos mais diversos perfis de pessoas em todo o Brasil.

Fonte: Mulher

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