MULHER

Você sabe o que é o exame de microbioma vaginal?

Publicado em

Saiba o que é o microbioma vaginal
FreePik
Saiba o que é o microbioma vaginal

O microbioma vaginal nada mais é do que um ecossistema dentro do corpo da mulher, que vai ajudar a manter o ph da vagina ácido. É muito importante estar sempre atenta à saúde vaginal, para manter o ambiente saudável para os organismos que vivem por ali, e é por isso, de acordo com o ginecologista César Patez, que o exame de microbioma é essencial para a vida da mulher. 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

“O teste é realizado a partir de uma coleta simples, através da vagina inferior com swab, presente em um kit específico, onde será realizado um sequenciamento genético de bactérias e fungos vaginais para identificação de algum desequilíbrio na microbiota da vagina”, explica o especialista. O que só serve para confirmar que o exame é extremamente tranquilo de ser feito, embora não seja para qualquer pessoa.

De acordo com César, o teste precisa ser realizado em pacientes que apresentam uma disbiose ou desequilíbrio vaginal e intestinal frequente, associado ou não a infeções de urina de repetição. “Ou seja, pacientes que mesmo tratando infecções vaginais não apresentam uma melhora considerável”, completa. 

O exame do microbioma vaginal serve para detectar inúmeros fungos e bactérias que sejam prejudiciais à saúde da vagina. O doutor César explica: “Pelo sequenciamento genético é possível detectar inúmeras bactérias e fungos, e ainda como está a população de lactobacilos protetores da região vaginal”.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Além de tudo, isso pode ajudar no tratamento de pacientes que apresentam doença inflamatória pélvica, síndrome dos ovários policísticos, câncer de colo uterino, infertilidade, abortamentos de repetição, doenças sexualmente transmissíveis, parto prematuro e outros.

Fonte: IG Mulher

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA