MATO GROSSO
Caçada termina com casal preso por mandar matar jovem que teria “dedurado” facção em MT
Uma caçada interestadual terminou com a prisão de um casal apontado como liderança do Comando Vermelho (CV) no nordeste de Mato Grosso e mandante do sequestro, tortura e assassinato do jovem Gabriel dos Santos Viana, de 19 anos. A captura ocorreu na cidade de Redenção, no Pará, durante a deflagração da Operação Morpheus, resultado de uma ação integrada entre as Polícias Civis de Mato Grosso e do Pará.
Gabriel foi morto em 28 de setembro de 2025, em Vila Rica, após ser acusado por integrantes da facção de manter amizade com um policial militar e de ter repassado informações sobre uma liderança criminosa local. Segundo as investigações, essa teria sido a motivação do crime. O jovem foi sequestrado, submetido ao chamado “tribunal do crime” e executado. A polícia aponta que o casal preso teve participação ativa na decisão que culminou na morte da vítima, sendo considerado mandante do homicídio e da ocultação do cadáver.
O homem, de 24 anos, e a mulher, de 22, estavam com mandados de prisão preventiva decretados pela 2ª Vara Criminal de Vila Rica. Eles foram localizados em Redenção (PA), onde viviam escondidos, tentando escapar do cerco policial. A prisão foi possível graças ao trabalho conjunto da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da delegacia de Vila Rica e do Núcleo de Inteligência de Confresa, com apoio da Superintendência Regional de Redenção, da 13ª RISP e dos Núcleos de Inteligência Policial de Belém e Redenção, no Pará.
As investigações apontam que o casal é considerado de alta periculosidade e teria envolvimento direto em uma série de crimes na região, como tráfico de drogas, extorsão, lavagem de dinheiro, sequestro, tortura, homicídios e participação em organização criminosa. A polícia sustenta que ambos exerciam papel de comando na estrutura da facção em Vila Rica e cidades vizinhas, coordenando ações e determinando punições internas.
O corpo de Gabriel dos Santos Viana foi localizado no dia 11 de outubro de 2025, após denúncia de que o carro utilizado no desaparecimento e a motocicleta do jovem estavam escondidos em uma fazenda na Comunidade Caxandá, a cerca de 30 quilômetros da zona urbana de Vila Rica. Durante as diligências, um dos executores, de 19 anos, foi preso escondido na zona rural. Ele confessou o crime e indicou o local onde o corpo havia sido enterrado em uma cova rasa. Outro envolvido, de 42 anos, conseguiu fugir na ocasião, mas foi identificado e teve a prisão representada pela Polícia Civil.
Com o avanço das investigações conduzidas pelo delegado Luiz Humberto Mendes Leite, outras prisões foram realizadas, incluindo a de uma mulher e a apreensão de um adolescente, todos apontados como participantes diretos na execução do jovem.
A Operação Morpheus integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para 2026, dentro da Operação Pharus e do programa Tolerância Zero, voltado ao enfrentamento direto às facções criminosas no Estado. As diligências continuam para capturar foragidos, aprofundar a identificação da rede de apoio do grupo e mapear possíveis conexões interestaduais da organização criminosa. Novas fases da operação não estão descartadas.
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoNOVO LAUDO: perícia conclui que engenheiro era inimputável quando matou esposa e esfaqueou filha em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA6 dias agoATENÇÃO IMAGENS FORTES: Adolescente é espancado e baleado na cabeça após ser atraído para emboscada; veja vídeo
-
POLÍCIA5 dias agoIMAGENS FORTES! Mulher é morta a facadas pelo ex ao tenrar denunciar ameaças. VEJA VÍDEO
-
POLÍCIA6 dias agoCasal de adolescentes são flagrados fazendo s3xo em cinema após “gemido muito alto”. Veja vídeo
-
POLÍCIA5 dias agoGarota de programa é brutalmente agredida por cliente e fica em estado grave em MT
-
MULHER3 dias agoHOMEM INVADE CASA E FLAGRA ESPOSA COM AMANTE NA CAMA; VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ6 dias agoAcidente entre carro e caminhão mata motorista e 2 crianças em Cuiabá
-
POLÍCIA6 dias ago“Não deu tempo de comemorar”: Homem é executado a tiros enquanto participava de motociata. Veja o vídeo