CIDADES

PC mira grupo que furtava mochilas e armas em caminhonetes de luxo em Cuiabá e Várzea Grande.

Publicado em

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Décimo Mandamento para cumprir ordens judiciais contra um grupo criminoso investigado por arrombamentos de veículos e furtos de pertences em Cuiabá e Várzea Grande.

Ao todo, foram expedidas nove ordens judiciais, sendo oito mandados de busca e apreensão domiciliar e uma ordem de apreensão e arresto de veículo, autorizadas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias da Comarca de Cuiabá.

As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e tiveram início após um furto ocorrido em agosto de 2025, no bairro Quilombo, região nobre da Capital.

Na ocasião, criminosos arrombaram uma caminhonete Toyota Hilux estacionada e furtaram uma arma de fogo, munições, carregadores, documentos pessoais e cartões bancários que estavam dentro do veículo.

Creta branco era usado nos crimes

Durante as investigações, policiais analisaram imagens de câmeras de segurança que flagraram um dos suspeitos descendo de um Hyundai Creta branco utilizado como apoio durante os furtos. Enquanto um integrante praticava o arrombamento, outro permanecia ao volante do automóvel.

Leia Também:  Crime brutal: motorista de aplicativo é assassinado a tiros

Segundo a Polícia Civil, o mesmo veículo teria sido utilizado em diversos furtos semelhantes registrados em Cuiabá e Várzea Grande, sempre com o mesmo modo de operação.

As apurações apontaram que o Hyundai Creta circulava entre diferentes integrantes do grupo criminoso, sendo usado como ferramenta operacional para os crimes patrimoniais.

Ainda conforme a investigação, o carro passou por negociações consideradas suspeitas, marcadas por ausência de documentação regular, versões contraditórias e valores incompatíveis.

Investigados possuem antecedentes

A Polícia Civil informou que parte dos investigados possui antecedentes criminais e que alguns atuavam em funções específicas dentro do esquema, como ocultação da posse do veículo, intermediação das negociações e possível participação direta nos furtos.

Além das buscas, a Justiça também autorizou apreensão de celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos encontrados com os suspeitos. O objetivo é aprofundar as investigações e tentar localizar a arma furtada, que ainda não foi recuperada.

O nome da operação, “Décimo Mandamento”, faz referência ao mandamento bíblico “não cobiçar as coisas alheias”, em alusão aos crimes investigados pela Polícia Civil.

Leia Também:  VEJA OS VÍDEOS: mulher é torturada e executada por criminosos em área de mata
Anúncio [the_ad_group id="28079"]

MAIS LIDAS DA SEMANA