POLÍCIA

PM demite ‘sargentos’ por torturar adolescente em MT

Publicado em

A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) demitiu os sargentos José Paulo Silva Sousa e Edi Emerson Maciel, acusados de tortura contra um adolescente no ano de 2001, em Porto dos Gaúchos (663 km da Capital).

 

 

As exonerações publicadas no Diário Oficial do Estado (Iomat) na sexta-feira (03), foram assinadas pelo Comandante Geral da PM, Jonildo José de Assis.

 

À época, novembro de 2021, os militares, sem qualquer ordem judicial ou flagrante, teriam ‘prendido’ o menor, que trabalhava numa serraria, algemado a outro adolescente, ‘carregado’ na ‘gaiola’ que fica na traseira da viatura e levado à unidade militar, onde interrogaram até o início da noite sob ameaças, emprego de violência física e pressão psicológica para ‘arrancarem’ informações sobre o tráfico de drogas da região.

 

Em 2009 o caso foi julgado em primeira instância e os sargentos condenados, inclusive com a perda do cargo na PM. Porém, recorreram e permaneceram como a patente de 3º Sargento enquanto o processo seguia.

 

Anúncio

No entanto, em julho deste ano (2021), a Justiça manteve a condenação.

Leia Também:  PM resgata duas pessoas em situação análoga à escravidão; quatro criminosos são presos

 

 

Na publicação do Diário Oficial ficou determinado ainda que o comandante dos ‘ex-sargentos’ recolha o fardamento e apetrechos que pertençam à Fazenda Pública Estadual remetendo ao setor de Identificação da PM, tendo para tanto o prazo de 5 dias para a remessa ou que preste informação de qualquer impossibilidade.

 

 

Ainda comunicar a exoneração à Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Provimento, Desenvolvimento, Manutenção e Promoção – Gerência de Manutenção, adotar as providências de estilo junto a SEPLAG para proceder à exclusão dos ‘demitidos’ da folha de pagamento.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA