MATO GROSSO

Polícia Civil investiga morte de arquiteta após complicações pós-parto em hospital de Cuiabá; bebê sobreviveu

Publicado em

A Polícia Civil investiga a morte da arquiteta e urbanista Larissa Pompermayer Ramos, de 29 anos, que faleceu na madrugada desta terça-feira (18) em um hospital no bairro Santa Helena, em Cuiabá. Larissa, moradora de Campo Novo do Parecis, enfrentou uma série de complicações após uma cirurgia cesariana realizada no início do mês.

De acordo com o boletim de ocorrência, Larissa entrou em trabalho de parto no dia 2 de novembro, mas não apresentou dilatação suficiente para o parto normal. O médico de plantão optou pela cesárea, alegando que ela tinha “quadril estreito”. Após o nascimento da bebê — que sobreviveu e está bem — a paciente permaneceu internada em recuperação.

Três dias depois, Larissa passou a apresentar febre e dores abdominais. Uma semana após o parto, foi diagnosticada com infecção e iniciou tratamento. O quadro se agravou, levando à transferência para Tangará da Serra, onde precisou iniciar hemodiálise e foi intubada. Na quinta-feira (13), já em estado crítico, foi encaminhada a um hospital de referência em Cuiabá, onde morreu às 5h45 desta terça-feira.

Leia Também:  Mulher acerta barra de ferro em cunhado agressor para salvar irmã em MT

Quer ficar bem informado? Entre agora no nosso grupo do WhatsApp!

O caso foi registrado como “morte a esclarecer”, e a Polícia Civil apura se houve falha médica, omissão ou evolução atípica do quadro clínico.

Larissa era pesquisadora, mestranda e militante do Partido dos Trabalhadores (PT). A sigla emitiu nota lamentando a morte e exaltando sua atuação em defesa da justiça social e da causa estudantil.
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) também manifestou pesar, prestando solidariedade à família, amigos e à recém-nascida.

O Grupo de Pesquisa GepGênero, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), onde Larissa desenvolvia estudos sobre feminismo e maternidade solo, homenageou a mestranda, destacando sua contribuição acadêmica e o impacto de sua pesquisa.

A mãe da jovem, a assistente social Vânia Pompermayer, fez uma manifestação emocionada, relatando o choque e a dor da família diante da perda logo após o nascimento da neta.

A investigação segue em andamento e deve apontar eventuais responsabilidades.

Anúncio

MAIS LIDAS DA SEMANA