Search
Close this search box.

POLÍCIA

Quadrilha que fraudava benefícios sociais de indígenas é alvo do Gaeco em MT

Publicado em

 

Nesta quinta-feira (5), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) contribuiu com a Operação Sawi Di, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha que recrutava indígenas para fraudar benefícios sociais em Barra do Garças (508 km a leste de Cuiabá).

 

De acordo com informações fornecidas pela assessoria do órgão, as equipes cumpriram seis mandatos de busca e apreensão nas cidades de Barra do Garças e Aragarças (GO).

 

Essa ação resulta de um Procedimento Investigatório Criminal que investiga a atuação de uma associação criminosa envolvida em crimes como falsificação de documentos, uso de documentos falsos, apropriação indevida, infrações contra a economia popular, furto por meio de fraude e outros delitos.

 

A investigação revelou que, durante um período de um ano, os criminosos aliciavam indígenas para obter benefícios sociais através de canais virtuais. Os suspeitos se fizeram passar por indígenas para cometer uma fraude.

 

Anúncio

Utilizando esses benefícios, os suspeitos realizaram empréstimos bancários e se apropriaram de parte do dinheiro das vítimas. Em muitos casos, eles retinham os cartões bancários dos indígenas como forma de garantir a coleta dos valores.

Leia Também:  Família alega que jovem morto em boate era ameaçado em MT

 

O nome da operação, “Sawi Di”, é um termo utilizado pelos indígenas que, em uma tradução adaptada, significa “amigo”. Nesse contexto, representa o compromisso do Ministério Público do Estado de Mato Grosso de atuar em prol dos interesses de toda a sociedade, como uma instituição que se coloca ao lado do povo como um amigo leal.

 

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA