- POLÍTICA NACIONAL

Audiência na segunda-feira celebra dez anos da ‘Emenda das Domésticas’

Publicado em

Os dez anos da promulgação da “Emenda das Domésticas” serão celebrados em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH), na segunda-feira (17), a partir das 9h. O texto que requer o debate foi apresentado pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS). 

A Emenda Constitucional 72 foi promulgada em 2 de abril de 2013, e garantiu a igualdade de direitos entre os trabalhadores domésticos e os demais trabalhadores. O texto foi apresentado em 2010 pelo então deputado Carlos Bezerra (MDB-MT). O Senado aprovou a matéria em março de 2013. A relatora foi a então senadora e hoje deputada Lídice da Mata (PSB-BA).  

Além de fixar a remuneração desses trabalhadores de acordo com o salário mínimo, a norma assegurou direitos como salário-maternidade, auxílio- doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e seguro-desemprego. Além disso, fixou a jornada de trabalho em oito horas por dia e a obrigatoriedade do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio da Lei Complementar 150, de 2015, que também regulamentou a emenda.

Leia Também:  PEC da Transição será votada na terça-feira, diz presidente da Câmara

De acordo com dados de 2022 do IBGE, o Brasil conta atualmente com cerca de 5 milhões de trabalhadores domésticos. 

Entre os convidados para a audiência pública estão o ex-deputado e autor da proposta que deu origem a emenda, Carlos Bezerra; a deputada federal e relatora da emenda na Câmara, Benedita da Silva (PT-RJ); o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Luiza Batista Pereira e a representante do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Distrito Federal, Samara Regina da Silva Nunes. Também devem comparecer a representante da Articulação das Empregadas Rurais de Minas Gerais (Adere-MG), Gislene Alexandre, e a auditora Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego Marina Cunha Sampaio. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA