- POLÍTICA NACIONAL
CRA analisa projeto que facilita credenciamento no Pronater
Projeto de lei que facilita o credenciamento de entidades executoras do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, o Pronater, está na pauta da Comissão de Agricultura (CRA) desta quinta-feira (18), a partir das 8h. Originado da Câmara dos Deputados, o PL 5.019/2019, caso seja aprovado na comissão, seguirá para o Plenário do Senado.
O texto reduz de cinco para um ano o tempo de existência exigido de entidades privadas para que possam se credenciar no programa. Uma vez credenciada, uma entidade conta com recursos do Pronater para executar serviços de educação no meio rural para processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização de atividades e serviços, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.
O parecer do relator, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), é pela aprovação, com emenda que estende às entidades públicas a isenção de exigência de progressividade do número de famílias a serem atendidas no Pronater: “Não faria sentido exigir a progressividade de entidades públicas, sobretudo se um ente estatal a criasse exatamente para finalidade de assistência técnica e extensão rural, considerando a dimensão e a necessidade do próprio ente”, argumenta o relatório.
Reservatórios
Também vão ao exame da CRA duas emendas de Plenário apresentadas ao PL 1.282/2019, do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS). O projeto libera a construção de reservatórios de água para irrigação em áreas de preservação à beira de rios e já havia sido aprovado em decisão terminativa da comissão em 2022. Mas recurso de senadores levou a proposta para análise do Plenário, onde recebeu emendas do ex-senador Paulo Rocha (PA) e da senadora Eliziane Gama (PSD-MA). A primeira emenda estabelece que seja excluída a previsão da aquicultura entre as hipóteses de intervenção em vegetação nativa; a segunda altera regras de licenciamento ambiental para a construção de reservatórios.
Em seu relatório, porém, o senador Esperidião Amin (PP-RS) vota pela rejeição das duas emendas. Após o exame pela CRA, a matéria retornará ao Plenáiro.
Microbacias
Volta à pauta da CRA o projeto que cria a Política Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas. O PL 4.778/2019 orienta agricultores a usarem corretamente a vegetação e os recursos hídricos localizados nessas áreas.
Pelo projeto, a política buscará evitar a degradação de recursos renováveis e aumentar a produtividade da agropecuária de maneira sustentável, além de estimular a participação dos produtores rurais no alcance desses objetivos. Também visa à redução de migração de pessoas do campo para a cidade. Apresentado pelo ex-deputado Chistino Aureo (RJ) e já aprovado na Câmara, o projeto é relatado na CRA pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), favorável à aprovação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoHomem tenta matar mulher com tijoladas na cabeça e acaba preso pela GCM; a vítima está grave
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoVídeo mostra briga entre alunas de escola militar após saída das aulas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias ago“Bibi Perigosa”: saiba quem é a mulher espancada a tijoladas que está entre a vida e a morte em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoURGENTE: Jovem que trabalha em Lucas do Rio Verde desaparece após sair de casa de moto em Sorriso
-
POLÍCIA3 dias ago“Ele vai me matar”: jovem pede socorro à mãe minutos antes de assassinato com bebê
-
MUNDO4 dias agoAdolescentes usam buracos em tábuas para fazer sexo ao ar livre em festa clandestina; vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoSuspeito preso em megaoperação da Polícia Civil de Lucas vivia vida de luxo em SC; veja detalhes
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoPai e filho de 13 anos ficam feridos em grave acidente em Lucas do Rio Verde