As unidades escolares que já fornecem refeições equilibradas e nutritivas, agora debatem o tema alimentação e nutrição de forma mais aprofundada durante a didática do dia a dia desses alunos. O objetivo é estimular a prática da alimentação saudável e prevenir os desvios nutricionais (desnutrição e obesidade).

Para avaliação do estado nutricional, são utilizadas as medidas antropométricas: peso, estatura/altura, índice de massa corporal (IMC), e as curvas de acompanhamento e diagnóstico nutricional da Organização Mundial da Saúde. Estas têm se tornado, cada vez mais, utilizadas nas escolas, facilitando o diagnóstico precoce e adoção de medidas e ações educativas para a comunidade escolar.

Leia Também:  Pesquisa avalia acesso à internet por crianças e adolescentes

As ações de Educação Alimentar e Nutricional, preconizadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, são realizadas ao longo do ano, e programadas de acordo com cada faixa etária. Entre os temas já trabalhados pode-se destacar: Guia Alimentar para a População Brasileira, grupos de alimentos, desperdício de alimentos, montagem de um prato saudável e nutritivo, alimentos saudáveis para as refeições do dia, rótulos alimentares, valor nutricional dos alimentos da alimentação escolar, comportamento alimentar, mitos alimentares, entre outros. Através destas ações, os estudantes aprendem sobre a importância de cada alimento e seus nutrientes para o organismo, além de proporcionar que estas informações cheguem dentro de casa, junto com a família através dos ensinamentos adquiridos no âmbito escolar.

“Uma alimentação adequada e saudável é requisito básico para a promoção e proteção da saúde em qualquer fase da vida. No entanto, na infância, possibilita o crescimento e desenvolvimento em todo o seu potencial. Neste sentido, o Programa Nacional de Alimentação Escolar tem papel essencial para o alcance de qualidade de vida desses alunos no presente e, também, no futuro”, destaca Lidiane.

Leia Também:  Educação finaliza encontros de acolhimento com pais e professores sobre autismo