De acordo com a coordenadora do Programa Aprendiz Sorriso Legal” – Milana Silvia Higino Mendes, a proposta do evento é a sensibilização de todos os envolvidos nesta tarefa e juntos saber das empresas que têm obrigação legal quais tem sido as dificuldades relativas à contratação de aprendizes, bem como trazer orientações que auxiliem as mesmas neste processo de inclusão dos adolescentes ao mercado de trabalho formal. “A Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, convidou os empresários e nós da SEMAS demos todo o suporte de organização do evento. Foram alguns meses planejando e ajustando agendas para que pudéssemos fazer essa ação conjunta, entre os órgãos de proteção do trabalhador, especialmente do adolescente e jovem trabalhador. Mesmo que sejam órgãos fiscalizadores, comungamos da mesma percepção de que ações de sensibilização, de diálogo, são mais eficazes na resolução de problemas que somente as punições.” explica Milana.

Leia Também:  Unidades da Administração Municipal fecham as portas em respeito ao feriado de Finados

“A ideia é convidar os empresários para um bate-papo, para que possamos ouvir primeiro sobre a importância que a aprendizagem tem no combate ao trabalho infantil e na sequência apresentar o Programa Municipal Aprendiz Sorriso Legal que prepara jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho. Na etapa de capacitação do Programa os jovens são levados e compreender o mundo que desejam adentrar, o que o mercado espera do adolescente trabalhador, que saibam também quais são seus direitos e seus deveres, de acordo com a legislação vigente no país. Por ser um bate papo, os empresários terão a oportunidade de falar sobre as dificuldades e necessidades relacionadas ao perfil de aprendizes que as empresas buscam e isso nos ajudará, enquanto Secretaria Municipal de Assistência Social, a melhor desenvolver o programa já existente no município, assim as empresas terão uma fonte de recrutamento de jovens mais preparados e amadurecidos para o trabalho, fator de segurança para que a contratação seja produtiva para ambos, empresa , jovem e família”, destaca.

As escolas técnico-profissionalizantes que ofertam o curso de aprendizagem terão um tempo de fala para apresentar aos empresários os seus programas de aprendizagem. Temos em Sorriso, atuando e cadastradas para ofertar esse serviço, com registro no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) as escolas: SENAC, SENAI, Lar Maria de Lourdes, a Associação Estudantil Sorrisense (AES) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Leia Também:  Estudante do município de Sorriso morre e escola suspende aulas

A intensão é que a gente ouça quem hoje tem obrigação legal de cumprir cota de aprendizagem no município”, finaliza a coordenadora.

“Esse evento é um momento em que os empresários terão voz para expor a realidade e as dificuldade nessa articulação da aprendizagem. Com o propósito de aprender e entender a realidade do mercado de trabalho e, de posse dessas informações, poder focar nas ações a serem desenvolvidas, detectar os pontos a ser melhorados e o que está satisfatório. O poder público está aqui para auxiliar a todos: famílias, jovens e também os empresários, se podemos ser essa ponte, vamos ser!” Jucélia Ferro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Anúncio

12/ setembro

19:00 – Lista presença e coffe breack

19:20 – Abertura

19:40 – “A importância da aprendizagem no combate ao trabalho infantil” – Dra Paula Bueno (MPT Sinop) e Sr Gerson Delgado (SRTb MT)

20:20 – “Programa Aprendiz Sorriso Legal” – Milana Silvia Higino Mendes (AEPETI)

20:50 – Escolas técnico profissionalizantes credenciadas em Sorriso- (5 min cada)

21:10 – Grupos de partilha por setores

21:40 – Encerramento do evento.

*Todas as palestras terão material impresso para maiores informações.

Anúncio