E como em qualquer outro procedimento da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada para as 877 cirurgias realizadas em 2023 foi o Programa de Saúde da Família (PSF) da área de cobertura do paciente. É sempre a partir do atendimento no PSF que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para cirurgia, caso o médico confirme a necessidade

Como buscar ajuda

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca que caso algum paciente que necessita de cirurgia e já tenha dado entrada na documentação no Programa de Saúde da Família (PSF) pode e deve entrar em contato com a Central de Regulação no WhatsApp pelo (66) 99978-8441. “Pedimos que nos enviem a foto do protocolo e do cartão SUS para que nossa equipe possa consultar o andamento do processo, tuto isso pode ser feito via WhatsApp”, instruí.

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Luís Fábio explica ainda que todos os procedimentos são adquiridos por processos legais na iniciativa privada e obedecem à fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos seguindo a ordem da fila e atendendo situações identificadas como de prioridade de casos pelos médicos”, pontua. “Desde 2017 tínhamos uma fila de espera desses procedimentos que eram ofertados pelo Estado; e, em parceria com o Estado estamos buscando zerar a fila”, reforça.

O secretário pontua que como as cirurgias são adquiridas da iniciativa privada, elas estão sendo realizadas de acordo com cronograma próprio de cada unidade hospitalar. “Há procedimentos mais demorados para realização, então tudo precisa passar por planejamento”, completa.

Na Central de Regulação

É na Central de Regulação que funciona o “coração” para todos os atendimentos e encaminhamentos. Na Central, é telefone tocando o tempo todo; whatsapp apitando e pessoas buscando ajuda. E por trás de cada contato há e de cada pessoa encaminhada para um procedimento há gente também. Imagina atender mais de 240 pessoas só em um turno de trabalho, fora as mais de 120 ligações recebidas diariamente e responder as mensagens de aplicativo.

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Para isso, a equipe do doutor Josmar de Oliveira Martins (médico regulador) e da Jéssica Toniazzo Lemos (coordenadora da Central de Regulação) conta com 24 profissionais. E, caso você precise, tem em mãos algum pedido já cadastrado no PSF e quer saber como anda, é só passar no PSF em que cadastrou para saber como está.

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Outra opção é chamar no zap pelo 99978-8441. Vale lembrar que a Central de Regulação fica aberta ao público das 7 às 13 horas e atende à procedimentos com pedidos realizados pelo Sistema Único de Saúde.

Agora para facilitar, é sempre bom lembrar que é necessário manter o número de telefone atualizado no PSF para garantir que a equipe da Jéssica e do Josmar consiga entrar em contato assim que surgir a vaga! A atualização é rápida e deve ser feita no PSF.