No decorrer do curso os novos agentes irão conhecer a biologia e ecologia do vetor Aedes aegypti; formas e medidas do controle; situação epidemiológica de Sorriso; atribuições do cargo; além do trabalho prático em laboratório; manuseio de bombas costais; detalhes da atuação em pontos estratégicos; atuação em residências e pontos comerciais; preenchimento de boletins e identificação de formas imaturas de insetos; dentre outros vários assuntos.

Nesta manhã, 8 de maio, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, tratou sobre a estrutura da rede de saúde do Município. “Destacamos o funcionamento de toda a rede; quer seja atenção primária ou secundária; assistência farmacêutica e o trabalho como um todo do departamento de Vigilância”; explica.

Leia Também:  Ministérios assinam acordo de combate à má nutrição nas escolas

Taynná detalha que da apresentação da rede municipal, quem assume a capacitação é uma equipe do Escritório Regional de Saúde de Sinop que será responsável por todo o curso. “O cronograma proposto pela equipe do Escritório Regional foi elaborado para abranger pontos teóricos e também práticos; é uma formação bem minuciosa”, frisa a coordenadora.

Já a coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, ressalta que somente após formação teórica e prática os novos ACEs irão iniciar o trabalho nas ruas de Sorriso.

A formação para os ACEs também é uma das atividades que integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) da Semsas. A capacitação para os dois grupos conta com aulas das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas à tarde.