Search
Close this search box.

SAÚDE

FIQUE EM CASA: MT tem apenas 56 leitos de UTI para pacientes de covid

Publicado em

Há quase 3 meses desde que o primeiro caso de covid-19 foi registrado em Mato Grosso, o estado chega ao quadro alarmante de ter apenas 56 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para receber os contaminados. O número de contaminações segue em curva ascendente e sem projeção para achatamento. “Talvez falte leitos para atender a todos e não dê tempo de implementar os novos”, alertou o secretario de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em transmissão na manhã de terça-feira (16).

Essa semana, o Estado anunciou que serão criados 60 novos leitos de UTI em Cuiabá e Várzea Grande e mais 100 no interior.

 

Os equipamentos para as unidades na região metropolitana já foram adquiridos e serão instalados nos próximos dias. Já no interior, a implantação depende de parceria com municípios e entrega dos respirados adquiridos na China.

“Ainda não temos um prazo. É preciso entender que não adianta ter um caminhão de dinheiro, porque ele não se resolve sozinho. É preciso de pessoal e equipamentos”, relata.

Além de demora na entrega de aparelhos, a pasta enfrenta o problema na contratação de funcionários. Desde o começo da pandemia, pelo menos 800 servidores da saúde foram afastados. Alguns porque estão no grupo de risco e outros por causa de contaminação.

Leia Também:  Rapaz com suspeita de Covid invade casa de prefeito em MT

Para suprir esse deficit, a SES publicou chamamento para contratação temporária. O pagamento seria por plantão realizado ou horas fechadas. Foram recebidas mais de 3 mil inscrições, no entanto os profissionais desistiam quando eram chamados. De acordo com o gestor, o salário oferecido é acima do praticado no mercado local.


“Não tivemos muito êxito, pois a pandemia gera também angustia nos profissionais e não são todos que têm coragem de enfrentar um trabalho dessa natureza. Nós reajustamos a remuneração e oferecemos uma gratificação a cada 5 plantões realizados. Precisamos contratar mais de 800 profissionais e fazemos um pedido especial para você, profissional de saúde com experiência, que procure o edital em nosso site”, apela o secretário.

Relaxamento
Assim como tem feito desde o começo das transmissões, o secretário alertou a população a fazer sua parte para conter a disseminação do novo coronavírus. Questionado sobre o que motiva tal descuido, o secretário ponderou que muita gente acredita que porque Mato Grosso é um dos últimos na lista de número de contágio do país está tudo sob controle.

“Confesso que, às vezes, me sinto impotente por falar sempre a mesma coisa e as pessoas continuarem a fazer festa. Tem até médico falando que a pandemia é inventada para fins comerciais. As mais de 200 mortes são farsa? Por estaremos em penúltimo lugar as pessoas acham que estamos tranquilos”, relata o secretário.

Anúncio

Segundo Gilberto Figueiredo, o fechamento e abertura das atividades comerciais também ocorreu fora do tempo. Segundo análise feita pelo Estado, que classifica o risco de cada cidade por cor, Cuiabá está na fase vermelha e deveria estar fechada.

Leia Também:  Estresse crônico na infância: veja como identificar e combater

“Você também é responsável por isso. Não adianta culpar governantes, se continuar em aglomeração. Cada um faz o que quer, mas depois aguente as consequências. Já vi gente que foi pra festa e levou vírus para toda a família”, conta.

O secretário afirmou que está em isolamento por indicação médica, porém nem todos os passos estão limitados, por conta de suas ações a frente da saúde.

“Esses dias eu tive que ir ao supermercado e vi 4 pessoas da mesma família fazendo compras. Precisa ir todo mundo? Parecia ponto turístico”, narra.

Números de MT
Mato Grosso registrou 282 novos casos da covid-19 e a doença tirou a vida de mais 10 pessoas no estado. Com isso, o Estado passa a ter 6.390 casos confirmados e 223 mortes pelo coronavírus. O nível de ocupação nas UTIs chegou a 75,9%. No interior, há 56 leitos adultos e pediátricos disponíveis para tratamento contra a doença.

 

TEXTO: GAZETA DIGITAL

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA