SAÚDE

Pimenta: entenda reação alérgica grave de jovem ao cheirar o alimento

Publicado em

Pimenta pode causar anafilaxia
Elle Hughes – 14.05.2018
Pimenta pode causar anafilaxia

A jovem Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, ficou em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, após ter uma reação alérgica ao cheirar pimenta. O alimento pode causar  anafilaxia , uma  reação alérgica grave que ocorre rapidamente e envolve vários órgãos ao mesmo tempo. A condição é mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.

De acordo com a Dra. Albertina Varandas Capelo, Coordenadora do Departamento Científico de Anafilaxia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), em adultos, a anafilaxia ocorre com mais frequência ao ter contato com crustáceos como camarão, siri, lagosta e caranguejo.

“Quando falamos de especiarias, como a pimenta, as reações variam de irritativas, intolerância e até verdadeiras alergias , já que a maioria das reações são intolerância, sendo as reações verdadeiramente alérgicas mediadas por anticorpos da classe IgE, consideradas muito raras”, explica a médica.

Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, teve reação alérgica grave ao cheirar pimenta
Reprodução
Thais Medeiros de Oliveira, de 25 anos, teve reação alérgica grave ao cheirar pimenta

A mãe da jovem que ficou em estado grave relatou, em entrevista ao Fantástico , da TV Globo , que ela e o namorado iam passar o fim de semana juntos, mas Thais teve uma forte crise de asma . Mesmo assim, ela viajou para Anápolis (a 55 km de Goiânia), onde o namorado dela mora com a mãe. No local ela teve uma crise alérgica grave , em 17 de fevereiro.

Leia Também:  Pacientes de câncer com origem em HPV sofrem com atraso no atendimento

Conforme os relatos, a família do namorado da jovem é acostumada a comer pimenta e, na ocasião, todos cheiraram um pouco do alimento que estava em um pote.

De acordo com a especialista, especiarias como a pimenta, podem desencadear sintomas cutâneos, gastrointestinais e respiratórios, como coceira no corpo , urticas, placas vermelhas,  coceira na boca, dor abdominal, diarreia, náuseas, espirros, coriza, tosse e chiado no peito.

Anúncio

“No paciente que tem asma , as especiarias também podem causar broncoespasmo, ou seja, desencadear uma crise de  asma aguda. Precisamos lembrar que os produtos comercializados em caixas, pacotes, como as conservas, podem conter outros ingredientes como gergelim (proteína alimentar) que pode causar alergia em paciente sensibilizado, além de sulfitos, entre outros, estes considerados conservantes e que também podem desencadear reações semelhantes aos processos alérgicos”, afirma Capelo.

Leia Também:  Entidade médica critica CFM por equiparar crenças pessoais à ciência

Conforme a médica, as  reações anafiláticas também pode ser desencadeadas em pacientes suscetíveis até mesmo por contaminação com utensílios, uso de produtos cosméticos que contêm proteínas alergênicas alimentares e pela aspiração do alimento — seja no momento do cozimento ou pelo fato de antígenos alimentares ficarem suspensos no ar.

N caso de Thais, ela teve um quadro de broncoespasmo grave, e os médicos acreditam que ela ter tido contato com a pimenta foi o gatilho para que ela desencadeasse uma crise de asma grave.

Após cheirar a pimenta, a jovem não conseguiu respirar de forma adequada. A baixa circulação de oxigênio para o cérebro e coração provocou uma parada cardiorrespiratória.

É estimado que 30% da população mundial tenha algum tipo de alergia, em geral, de forma leve. No caso das graves, elas podem ser desencadeadas quando o sistema imunológico reage a alimentos, remédios, venenos ou picadas de insetos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA