Search
Close this search box.

SAÚDE

Veja como praticar pilates em casa com segurança

Publicado em

Veja como praticar pilates em casa com segurança
Laleska Diniz
Veja como praticar pilates em casa com segurança

O pilates é uma modalidade de atividade física que pode ser realizada no conforto do lar e, até mesmo, com aulas on-line. Além de uma série de benefícios para o corpo, como melhora da mobilidade articular, da capacidade respiratória e da flexibilidade, o exercício também ajuda a trabalhar a mente, combater a ansiedade e diminuir o estresse e o cansaço.

Em casa, entretanto, alguns cuidados são fundamentais para evitar lesões e garantir que os exercícios sejam realizados corretamente. Por isso, confira dicas para praticar pilates de maneira segura.

Pilates com segurança

Segundo Ana Luísa Marçal, fisioterapeuta e diretora clínica do Instituto Pilates, unidade de Guarulhos, antes de iniciar a prática, “é necessário e muito importante que sempre seja feita uma avaliação física [profissional], para que a aula seja montada de acordo com as necessidades e os objetivos do aluno”.

Evitando lesões

Ana Luísa Marçal explica que realizar os exercícios com acompanhamento de um profissional, mesmo que de maneira on-line, ajuda a reduzir os riscos de lesões durante a execução dos exercícios. Ela ressalta que a avaliação também é essencial a fim de que se possa entender quais são as limitações do aluno e se existe algum exercício contraindicado para ele.

Leia Também:  Governo homologa concurso da Segurança Pública

Outra dica da fisioterapeuta para evitar lesões, no caso das aulas em estúdio, é realizá-las com no máximo mais 1 ou 2 pessoas. Já na modalidade on-line, são mais indicadas as aulas individuais.

Cuidados com costas e joelhos ao praticar pilates

Quando os exercícios não são praticados corretamente, costas e joelhos são regiões do corpo que podem facilmente ser lesionados. Por isso, de acordo com Ana Luísa Marçal, antes de qualquer coisa, é preciso fortalecer a musculatura que estabiliza essas articulações. “Chamamos musculatura profunda. Também no caso das costas, é necessário trabalhar mobilidade e, [no caso do] joelhos, respeitar a angulação de proteção da patela”.

Pilates para todos

O pilates pode ser praticado por qualquer pessoa e em qualquer momento da vida. “Ele é uma atividade física completa, que trabalha corpo e mente e abrange todos os públicos. Desde um idoso com dor na coluna, até um atleta de alta performance!”, enfatiza a fisioterapeuta.

Anúncio

Comece a praticar já

Para quem quer começar a praticar pilates, Ana Luísa Marçal explica que há alguns princípios que devem ser seguidos durante as aulas: “Sempre manter a contração do Power House, que são músculos que estabilizam o tronco, e sincronizar o exercício com a respiração. Lembrando da expiração sempre no momento de maior esforço no exercício”, finaliza.

Leia Também:  Senador Giordano solicita plano de segurança para sedes dos Poderes

Fonte: Saúde

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA