Search
Close this search box.

TCE MT

Auditoria informatizada do TCE-MT é um dos sete produtos certificados pela ISO 9001; conheça política de qualidade

Publicado em

Por meio do Sistema APLIC, a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) automatiza as rotinas de cálculos e agiliza o processamento das informações prestadas pelos jurisdicionados. Este é mais um dos sete produtos do TCE-MT certificados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) com a ISO 9001.  

A ferramenta, parte do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que, neste ano, teve a validação do selo estendida até 2024, é utilizada pelos profissionais do controle externo. Por meio dela é possível consolidar informações financeiras, orçamentárias, patrimoniais e contábeis, conferindo mais qualidade, controle e padronização na emissão dos relatórios sobre as contas anuais de governo dos municípios. 

Vale destacar que o sistema foi reformulado recentemente e agora é totalmente web. Ou seja, o fiscalizado abre uma tela na web e acessa todo o histórico dos dados declarados. É emitido ainda certificado das cargas enviadas pelo fiscalizado, monitoramento em tempo real dessas cargas e integração com Central do APLIC para tratamento e elucidação de eventuais dúvidas. 

Leia Também:  Com R$ 20, 5 disponível para cada R$ 1 de dívida, contas de Brasnorte recebem parecer favorável

Além disso, o aprimoramento reduziu o tempo de envio de horas para segundos, com reforço na segurança dos dados. “O modelo busca ampliar o controle externo e fortalecer o controle interno junto aos jurisdicionados”, afirma o presidente da Corte Contas, conselheiro José Carlos Novelli.  

O TCE-MT é certificado desde 2012, gestão anterior do atual presidente, quando foram lançados boa parte dos produtos hoje validados pela ISO. As conquistas fazem do TCE-MT referência entre os tribunais de contas do país, seja pela modernização dos procedimentos, transparência e tecnologia, ou pelo cumprimento de prazos. 

Sendo assim, além da Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo, o reconhecimento internacional abrange o Sistema Geo-Obras, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Plenário Virtual (PV), Sistema de Gerenciamento de Prazo (SGP), Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE) e o Radar de Controle Público.

Política da Qualidade

A alta direção do TCE-MT, com intuito de apoiar seu direcionamento estratégico, estabeleceu, implementou e mantém sua Política da Qualidade alinhada com a Identidade Institucional, como abaixo descrito:

  • Assegurar que o constante acompanhamento e monitoramento dos Processos Certificados contribuam para a melhoria contínua da missão institucional do Tribunal no controle da gestão dos recursos públicos;
  • Buscar excelência nos mecanismos que atendam às expectativas do cliente interno e externo, através de pesquisas de satisfação;
  • Contribuir com a melhoria contínua, o desenvolvimento e/ou fortalecimento do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, de acordo com as normas e regulamentos pertinentes local, nacionais e internacionais;
  • Garantir a comunicação das ações e resultados da política de qualidade aos colaboradores.
Leia Também:  Medida cautelar que determinou repasses do Governo à Saúde de Cuiabá será apreciada na sessão desta terça-feira (18)

Última revisão Out/2022  – Manual do SGQ

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

TCE MT

Presidente do TCE-MT destaca relevância da programação do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas

Publicados

sobre

A construção de um controle externo mais ágil, moderno, eficiente e efetivo norteia a programação do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas. Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o evento reunirá profissionais de todo o país no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, entre 21 e 23 de junho. 

Além de palestras, haverá exposição de projetos de boas práticas identificados no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022. Na ocasião, a Atricon também lançará o projeto de elaboração do Planejamento Estratégico para o ciclo 2024/2029, que será oficializado pelo presidente da Associação e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.   

O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, destaca o alto nível da programação. “Para nós, é motivo de alegria que essas propostas sejam expostas em Cuiabá, onde nasceu a iniciativa. Não à toa, já no primeiro dia, apresentaremos uma de nossas mais exitosas ferramentas: a mesa técnica, que tem ajudado a resolver questões complexas da administração pública”, pontuou. 

Leia Também:  TCE-MT aponta caminhos para desenvolvimento sustentável em palestra realizada nesta segunda-feira

Vale reforçar que, ao longo dos dias 22 e na manhã do dia 23, serão realizadas cinco salas simultâneas com apresentação de 70 boas práticas levantadas pelo MDTC. No total, 92 projetos foram catalogados e serão amplamente divulgados em ações nacionais de comunicação da Atricon. Para inscrições e mais informações, basta clicar aqui e acessar o hotsite do evento.   

O Laboratório  

Iniciativa do TCE-MT em 2018, o Laboratório de Boas Práticas foi incorporado pela Atricon às agendas nacionais e tem por intuito ampliar o conhecimento e networking sobre tendências, técnicas, tecnologias e soluções voltadas à construção de tribunais de contas cada vez mais modernos e efetivos.   

O evento será realizado com o apoio da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas do Brasil (Abracon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Conselho Nacional de Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e terá como público-alvo membros e servidores dos Tribunais de Contas, especialmente lideranças de controle externo.  

Plano de Ação Nacional   

O 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas englobará ainda outras quatro grandes agendas. No dia 21, às 9h, será realizado o I Ciclo de Debates do MMD-TC, que reunirá secretários-gerais e lideranças de controle externo com o objetivo de identificar oportunidades de progresso nos tribunais de contas e propor um Plano de Ação Nacional em prol do aprimoramento do Sistema de Controle Externo.   

Leia Também:  Comissão destaca boas práticas do TCE-MT durante medição de desempenho dos tribunais

Também no dia 21, mas às 14h30, será realizada uma reunião da direção da Atricon para deliberação sobre o Plano de Ação, que no dia 22, às 9h, será apresentado em reunião do CNPTC e, às 15h, em reunião da Abracon.

Anúncio

Clique aqui e saiba mais.

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui

Fonte: TCE MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA