PREOCUPANTE
Prefeitura de Cuiabá decreta emergência na Saúde após aumento de casos de dengue e chikungunya
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) assinou, nesta quinta-feira (23), o decreto que estabelece estado de emergência na área da Saúde Pública da capital devido ao risco de epidemia de arboviroses, como dengue e chikungunya. A medida foi tomada com base no cenário epidemiológico atual, que registra um aumento expressivo de casos dessas doenças, conforme dados do Sistema de Vigilância em Saúde.
De acordo com o Boletim Epidemiológico que analiou o período de 29 de dezembro a 18 de janeiro deste ano, houve um crescimento de 204,5% nos casos confirmados de dengue e de 1.913,3% nos de chikungunya em comparação ao mesmo período anterior.
FIQUE POR DENTRO:
👉 Receba informações em tempo real! Participe do nosso grupo no WhatsApp [CLIQUE AQUI].
👉 não perca nenhuma notícia! Conecte-se com a gente! Siga-nos no Instagram [CLIQUE AQUI] e no Facebook [CLIQUE AQUI].
O prefeito ressaltou que a subnotificação de dados pode indicar números ainda maiores. Ele destacou que muitas unidades básicas de saúde não sinalizaram adequadamente todos os casos suspeitos, dificultando o mapeamento exato da situação.
O decreto, válido por 60 dias, prevê a criação de um Comitê de Operações Emergenciais para monitorar a situação e tomar decisões estratégicas.
- Compra de insumos
- Limpeza de terrenos baldios
- Prioridade à realização de exames laboratoriais
- Contratação imediata de 80 médicos para reforçar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde
- Suspensão temporária de agendamentos de consultas
- Contratação temporária de pessoal e a celebração de contratos emergenciais para a aquisição de medicamentos, materiais e insumos

Como parte das ações de combate às arboviroses, a prefeitura informou que implantará um canal de emergência no site oficial, onde os munícipes poderão denunciar possíveis criadouros do mosquito transmissor. As denúncias serão fiscalizadas pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Casos de dengue e chikungunya
Casos de dengue de 29/12/24 a 18/01/25
- Notificados: 356
- Confirmados: 271
- Óbitos confirmados: 0
- Óbitos investigação: 1
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoCaso Gleici pode ter reviravolta; veja novo vídeo do momento que engenheiro esfaqueia mulher e filha de 8 anos. imagens fortes!
-
SORRISO4 dias agoImagem de menino resgatado nos EUA reacende esperança no caso de irmãos desaparecidos; crianças têm ligação com Sorriso
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoHomem é preso após suspeita de agredir esposa no bairro Alvorada
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoCasal é sequestrado após recusar “corre” e acabam sendo salvos pela GCM; drogas foram apreendidas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoJosias José de Lima, ex-presidente de bairro mototaxista querido, morre após luta contra o câncer
-
LUCAS DO RIO VERDE23 horas agoIdentificado homem que morreu no Hospital São Lucas após ser liberado de Pronto Atendimento
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoRanger fica destruída em grave acidente com caminhão na MT-449
-
LUCAS DO RIO VERDE12 horas agoAdolescente sai para ir à escola e não retorna para casa; família busca informações