MATO GROSSO
Polícia faz operação para descobrir quem avisou investigados sobre diligências sigilosas em MT
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Backchannel para apurar o vazamento de informações sobre diligências policiais realizadas em um condomínio residencial. A suspeita é de que dados sigilosos sobre a presença de equipes policiais tenham sido repassados a pessoas ligadas a investigados por possível vínculo com organização criminosa.
Durante a ação, são cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias. O objetivo é identificar e individualizar a conduta de quem acessou, registrou, transmitiu ou utilizou informações sigilosas que poderiam comprometer o andamento das investigações.
De acordo com a Polícia Civil, a apuração começou após a constatação de que, menos de 24 horas depois de uma diligência sigilosa, pessoas ligadas aos investigados teriam tomado conhecimento da presença da equipe policial no condomínio e repassado o alerta aos alvos da investigação.
Ainda segundo as apurações, uma imagem de um policial civil, obtida por meio do sistema interno de videomonitoramento do condomínio, teria sido compartilhada em grupos de WhatsApp. A informação, conforme a investigação, teria passado por funcionários e intermediários até chegar a familiares de pessoas investigadas.

O caso ganhou ainda mais força depois que, dias após a suposta circulação das informações, uma nova operação policial foi deflagrada e diversos alvos não foram encontrados. Para os investigadores, a situação reforçou a suspeita de que informações sobre a atuação da polícia teriam sido transmitidas antecipadamente, prejudicando o cumprimento das medidas judiciais.
A operação é conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
O nome Backchannel, que significa “canal paralelo”, faz referência a uma rede informal, oculta e clandestina de comunicação que teria sido usada para alertar investigados sobre diligências policiais.
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoCaso Gleici pode ter reviravolta; veja novo vídeo do momento que engenheiro esfaqueia mulher e filha de 8 anos. imagens fortes!
-
SORRISO4 dias agoImagem de menino resgatado nos EUA reacende esperança no caso de irmãos desaparecidos; crianças têm ligação com Sorriso
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoHomem é preso após suspeita de agredir esposa no bairro Alvorada
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoCasal é sequestrado após recusar “corre” e acabam sendo salvos pela GCM; drogas foram apreendidas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoJosias José de Lima, ex-presidente de bairro mototaxista querido, morre após luta contra o câncer
-
LUCAS DO RIO VERDE23 horas agoIdentificado homem que morreu no Hospital São Lucas após ser liberado de Pronto Atendimento
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoRanger fica destruída em grave acidente com caminhão na MT-449
-
LUCAS DO RIO VERDE13 horas agoAdolescente sai para ir à escola e não retorna para casa; família busca informações