AGRONEGÓCIO

Agronegócio empurra PIB do Brasil pra cima, no primeiro trimestre de 2023

Publicado em

O agronegócio continua carregando nas costas o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o setor foi responsável pelo crescimento de 1,9% do PIB no 1º trimestre deste ano, frente ao trimestre anterior.

Em valores correntes, o PIB somou R$ 2,6 trilhões, impulsionado pela agropecuária, que teve uma alta de 21,6% no período. O avanço do agronegócio foi o maior desde o quarto trimestre de 1996.

“Problemas climáticos impactaram negativamente a agropecuária ano passado e esse ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção”, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.

Em relação ao mesmo trimestre de 2022, a economia brasileira cresceu 4,0%. O PIB acumula alta de 3,3% no período de 12 meses.  A variação ficou acima das estimativas do mercado financeiro.

Veja o desempenho por setor:

Agropecuária: 21,6%
Serviços: 0,6%
Indústria: -0,1%

Leia Também:  ARROZ/CEPEA: Demanda aquecida mantém Indicador firme

SAIBA MAIS
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas.

Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos no preço em que chegam ao consumidor. Assim, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados.

Fonte: Pensar Agro

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA