CUIABÁ
Usuários do SUS são beneficiados com mais de 10 mil sessões de oxigenoterapia hiperbárica no Hospital Municipal de Cuiabá
O Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) está entre os poucos hospitais públicos do país que dispõe de câmara hiperbárica. O serviço foi implantado em junho de 2021, na unidade. Ao todo já foram realizadas 10.411 sessões de oxigenoterapia hiperbárica (OHB) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A oxigenoterapia hiperbárica ajuda na recuperação de pacientes vítimas de lesões decorrentes de traumas, feridas, queimaduras e infecções. O tratamento acelera o processo de cicatrização, consequentemente reduz o número de amputações. Além disso, diminui o risco de infecção e o tempo de internação de pacientes.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a oxigenoterapia hiperbárica é tratamento padrão ouro, reconhecido internacionalmente. “Nossa gente merece padrão particular para o serviço público. O preço médio por sessão na câmara hiperbárica em uma unidade particular é exorbitante, e as pessoas humildes necessitam deste tratamento de ponta. Isso é humanizar e contemplar nossa população com muitos benefícios, por meio de um tratamento revolucionário que reduz sequelas e traz qualidade de vida à população”, destacou.
O médico hiperbarista, Pedro Henry, explica que o paciente é colocado em uma câmara hiperbárica por 90 minutos, durante esse tempo, o paciente inala oxigênio a 100%, em um ambiente cuja pressão é cerca de 2,5 vezes maior que a pressão atmosférica normal.
“A absorção maciça de oxigênio que ocorre nessas condições eleva para mais de 20 vezes os valores normais da pressão de oxigênio no organismo humano. Isso é um tratamento de ponta que produz inúmeros efeitos benéficos nos pacientes”, explicou Henry.
Para o diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, é muito comum no Hospital Municipal de Cuiabá a admissão de pacientes em situações de traumas decorrentes de acidentes de trânsito. “O HMC é referência em traumatologia e ortopedia. E a oxigenoterapia hiperbárica é fundamental para o tratamento destes pacientes com grandes lesões. Sem o recurso da oxigenoterapia hiperbárica é pouco provável a recuperação completa do paciente. É um avanço muito grande para a rede SUS”, concluiu.
Reconhecimento internacional
O Tratamento com oxigenoterapia hiperbárica do Hospital Municipal de Cuiabá foi reconhecido internacionalmente, através do jornal coreano “Journal of Trauma and Injury – JTI”. O jornal publicou no dia 26 de maio, o relato de caso de um paciente da rede SUS, tratado no HMC, com oxigenoterapia hiperbárica, em decorrência de uma lesão por esmagamento na mão. O paciente também foi submetido à cirurgia reconstrutiva e cirurgia para enxerto na mão. Com o tratamento, o paciente recuperou as funções da mão, o que seria pouco provável se não fosse tratado com a oxigenoterapia hiperbárica.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoTécnico de energia solar é preso suspeito de agarrar adolescente durante visita à residência em Lucas do Rio Verde
-
BRASIL6 dias ago“Matar a família Bolsonaro”: vídeo com ameaças a Flávio e aliados da direita viraliza, e perfil desaparece
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoDEDM cumpre mandado em SP contra investigado por divulgar nudes de moradora de Lucas; veja vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoMoto furtada é recuperada após passar por negociação e pagamento de dívida de aluguel em Lucas do Rio Verde
-
POLÍCIA6 dias agoHomem é encontrado morto com mãos amarradas e calças abaixadas em estrada de Sinop
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoEXCLUSIVO: Homem é espancado a pauladas e tem 80 reais roubados em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoCerco policial: DERF prende suspeito de roubo a relojoaria e apreende arma de fogo em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias ago“A casa caiu”: dupla leva guardas até residência e acaba presa por tráfico em Lucas do Rio Verde