ECONOMIA

Comissão do Senado aprova indicados de Lula ao Banco Central

Publicado em

Ailton de Aquino Santos e Gabriel Galípolo foram aprovados por comissão
Pedro França/Agência Senado
Ailton de Aquino Santos e Gabriel Galípolo foram aprovados por comissão

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (4) as indicações do governo federal para que Gabriel Galípolo e Ailton Aquino dos Santos se tornem diretores do Banco Central (BC). Os nomes devem passar ainda nesta tarde pelo plenário da Casa.

Com 23 votos favoráveis e dois contrários, o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi aprovado para assumir o cargo de diretor de Política Monetária da instituição. Já o servidor de carreira do BC Ailton Aquino dos Santos teve 24 votos a favor e um contra para assumir a diretoria de Fiscalização.

Desde o começo do ano, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem criticado a condução da política monetária do BC, que mantém a taxa básica de juros em patamar elevado de 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.

Em sua fala durante a sabatina desta terça-feira, Galípolo disse aos senadores que “não cabe a nenhum economista, por mais excelência que tenha, impor o que ele entende ser o destino econômico do país à revelia da vontade democrática e dos seus representantes eleitos, que são os senhores”.

Leia Também:  Projeto cria instituição independente no Senado para monitorar mudança climática

Se os nomes forem aprovados pelo plenário do Senado, Aquino dos Santos se tornará o primeiro diretor negro da história do BC. “Para chegar à condição de indicado a um cargo tão relevante, foram muito obstáculos e desafios que um garoto negro, de família pobre, do interior da Bahia, teve que superar”, disse ele durante a sabatina.

Fonte: Economia

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA