Em meio à tragédia das chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (7) o adiamento do confronto entre Cuiabá e Internacional pelo Brasileirão. O jogo aconteceria no dia 19 de maio, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Não há previsão de nova data.
Em comunicado emitido nesta tarde, a CBF anunciou o adiamento de todas partidas envolvendo clubes gaúchos de todas as divisões do futebol nacional até o próximo dia 27 de maio, ou seja, por 20 dias.
Ao todo, oito confrontos foram cancelados, considerando jogos do próprio Internacional, Grêmio e Juventude – os 3 representantes do Rio Grande do Sul na Série A. Tanto Grêmio quanto Inter estão com seus estádios e Centro de Treinamentos completamente tomados pela água.
Na segunda-feira (6), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) encaminhou ofício à entidade endossado pelas 3 equipes solicitando o adiamento dos seus respectivos confrontos. Num primeiro momento, foi levantada a possibilidade de paralisação por completo do campeonato ou de migrar os jogos dos times gaúchos para Curitiba. No entanto, as duas probabilidades foram descartadas.
Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
“Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 6 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024”, disse a CBF em nota.
A entidade disse ainda que na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, reafirma apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha.