GERAL

Apesar de liminar, bebê não consegue internação em UTI

Publicado em

Um bebê de 6 meses aguarda uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso e apesar de resposta positiva da Justiça, a Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) diz que não há vagas disponíveis no estado. O bebê é cardiopata e está com síndrome respiratória, um dos sintomas da covid-19.

A criança precisa de um leito com suporte para cirurgia cardíaca. Segundo a promotoria, só há uma UTI infantil com esse suporte no estado.

A mãe da criança vai fazer exame neste sábado (25) para saber se não foi infectada pelo novo coronavírus.

O bebê está internado no Hospital Municipal de Confresa (1.160 km a Nordeste), ele deu entrada no hospital desde o dia 21 de abril, feriado de Tiradentes.

O Ministério Público Estadual entrou com o pedido de liminar na Justiça nesta sexta-feira (24), mas diante da urgência o juiz José Luiz Leite Lindonete decidiu sobre o caso no fim da tarde desta sexta.

Leia Também:  Empresário é arremessado de moto após bater em carro em rodovia

“Defiro, em parte, a tutela de urgência antecipada, determinando que o(s) Requerido(s) realize(m) a transferência da parte Autora para Unidade de Terapia Intensiva – UTI (conforme indicação médica anexa), no prazo de até 48 horas, em hospital da rede pública de saúde apta a tratar da patologia que o acomete, tendo-se como prioridade os locais mais próximos da cidade onde se encontra o paciente, para que o deslocamento tenha o menor desgaste possível e a utilização do meio de transporte adequado à dimensão da enfermidade”, diz trecho da decisão.

No boletim divulgado mais cedo pela SES há 94 leitos de UTI no Estado para atender casos da covid-19.

O bebê não tem diagnótico da covid-19. Porém, encontra-se com síndrome respiratória, que é um sintomas do novo coronavírus.

Em um grupo de promotores no WhatsApp, a promotora Graziella Salina Ferrari, mandou uma mensagem aos colegas externando sua preocupação com o bebê e pediu apoio dos colegas promotores para conseguir uma vaga de UTI.

Anúncio

Ela destacou que terá uma resposta da Central de Regulação depois das 20h30.

Leia Também:  Motorista de aplicativo é m0rdido por passageira após se negar a ligar o ar-condicionado; veja vídeo

Outro lado

A SES foi procurada e disse que o caso foi repassado para a área técnica. Por meio de nota informou “que foi oficialmente notificada sobre o referido caso. No momento, as equipes do Complexo Regulador trabalham para viabilizar, de forma célere, a transferência segura do paciente para uma unidade que atenda às necessidades do quadro de saúde”.

Gazeta Digital

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA