Prêmio Sebrae de Jornalismo

Jornalista do Momento MT é classificada e concorre ao Prêmio Sebrae de Jornalismo com reportagens sobre empreendedorismo e inovação

Publicado em

A jornalista Camila Galvão, redatora do portal Momento MT, está concorrendo ao prestigiado Prêmio Sebrae de Jornalismo com três reportagens que abordam temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação. As matérias, que já foram classificadas para a próxima fase, destacam-se pela relevância e qualidade na cobertura de assuntos relacionados ao mundo dos negócios.

Uma das reportagens que garantiram a classificação de Camila Galvão é “O potencial dos drones na agricultura de Mato Grosso: uma revolução tecnológica em expansão“. Publicada em 02/06/2023, a matéria explora o uso cada vez mais frequente de drones no setor agrícola, evidenciando como essa tecnologia tem revolucionado as práticas de cultivo em Mato Grosso e impulsionado a eficiência produtiva.

Leonardo Tomasi Debona. Coordenador Técnico de Drones Agrícolas. Foto: Arquivos Pessoais

 

O uso de drones tem se destacado como uma ferramenta de monitoramento de grande potencial para a agricultura, especialmente em regiões de grande extensão territorial, como é o caso de Mato Grosso.

Em entrevista dada com exclusividade ao portal Momento MT, Leonardo Tomasi Debona, coordenador técnico na Guimarães Agrícola, representante da GeoAgri DJI Agriculture, a principal fabricante de drones de pulverização do mundo, conta um pouco da sua perspectiva do uso da tecnologia no estado de MT.

Outra reportagem de destaque é “35 anos de Fundação: uma história de apoio à comunidade de Lucas do Rio Verde“. Nessa matéria, publicada em 05/05/2023, Camila Galvão retrata a trajetória de uma fundação que completou três décadas e meia de existência, destacando o importante papel desempenhado pela instituição no apoio e desenvolvimento da comunidade de Lucas do Rio Verde. A reportagem ressalta como o empreendedorismo social pode gerar impactos positivos e transformadores em uma região.

A Fundação do Instituto Padre João Peter remonta ao nascimento do município de Lucas do Rio Verde. Foto: Arquivo IPJP

 

Há 35 anos, um grupo de idealistas, professores, comerciantes e agricultores se uniram para criar uma instituição que apoiasse o desenvolvimento equilibrado da comunidade que hoje é o município de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso. Assim surgiu o Instituto Padre João Peter, fundado por migrantes em 06 de maio de 1988, uma referência em atuação social, ambiental e educativa na região.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre prisão preventiva de jornalista que agrediu companheira em Tangará da serra

Ao longo dos anos, o Instituto se consolidou como uma organização que promove ações sociais, educativas e culturais, além de projetos de desenvolvimento econômico e tecnológico. Entre suas iniciativas estão programas de formação profissional, capacitação de professores, apoio à agricultura familiar e projetos de inclusão social.

Ao completar 35 anos de existência, a instituição reafirma seu compromisso com a comunidade e seu papel de transformação social.

A terceira reportagem classificada é intitulada “Miranda Container: inovação, sustentabilidade e versatilidade na construção civil de Mato Grosso para o Brasil“. Publicada em 15/05/2023, essa matéria aborda a história da empresa Miranda Container, que se destaca na construção civil do estado de Mato Grosso por suas práticas inovadoras, sustentáveis e versáteis. A reportagem evidencia como o empreendedorismo aliado à preocupação ambiental pode impulsionar o setor e contribuir para um futuro mais sustentável.

Anúncio

A Miranda Container é uma empresa inovadora que tem se destacado no mercado da construção civil em Mato Grosso e já atende clientes em todo o Brasil. Fundada em 2015 por Michel Britto Miranda em sociedade com seu pai Lauro Miranda Filho, Especialista em Armazéns.

A empresa surgiu com o objetivo de comercializar containers, mas logo expandiu seus negócios para a fabricação de projetos em containers, tornando-se referência em todo o estado. Com sede em Lucas do Rio Verde, uma filial em Campo Novo dos Parecis, e estudos para abrir novas filiais em cidades como Guarantã do Norte, a empresa tem sido bem sucedida em seu ramo antes mesmo de completar sua primeira década.

A empresa Miranda Container começou paralelamente com o negócio de transportes da família e hoje é a atividade principal da família Miranda. Foto: Camila Galvão

 

Em entrevista exclusiva ao Portal Momento MT, os empreendedores Michel e Lauro Miranda contam a história da chegada da família à Mato Grosso, o desejo de crescer e como usaram a aptidão de sua família no ramo de transportes para o inovador negócio em adaptar containers para a construção civil em um estado central do Brasil tão distante dos portos.

Camila Galvão é pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios Corporativos pela Unilassalle, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo e possui Licenciatura em Letras-Alemão pela Unesp. É roteirista do documentário Mel da Floresta-Xingu, desenvolvido nas aldeias indígenas do Xingu com foco na produção de mel.

Leia Também:  Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 16 milhões nesta quarta

Essas três reportagens destacam não apenas o talento jornalístico da profissional, mas também sua habilidade em trazer à tona temas relevantes e inspiradores relacionados ao empreendedorismo e à inovação.

Ao abordar tópicos como tecnologia na agricultura, empreendedorismo social e práticas sustentáveis na construção civil, a jornalista contribui para disseminar conhecimento e inspirar ações positivas no mundo dos negócios.

As reportagens de Camila Galvão foram classificadas por atenderem aos critérios estabelecidos para o Prêmio Sebrae de Jornalismo. Elas foram avaliadas em diversos aspectos, incluindo:

  1. Conteúdos com caráter de notícia: Todas as três reportagens foram aprovadas nesse critério, demonstrando sua relevância jornalística e abordagem adequada aos temas propostos.
  2. Conteúdos produzidos no Brasil: As reportagens também atendem a esse critério, uma vez que são focadas em acontecimentos e empreendimentos locais em Mato Grosso.
  3. Conteúdos que falem sobre empreendedorismo: Essa é uma das principais características das reportagens da jornalista, que exploram o empreendedorismo em diferentes áreas, desde o uso de drones na agricultura até práticas inovadoras na construção civil.
  4. Conteúdos publicados no período permitido: Todas as reportagens foram publicadas dentro do prazo estabelecido, cumprindo assim mais um critério importante para a participação no prêmio.

A participação da jornalista no Prêmio Sebrae de Jornalismo é um reconhecimento de seu compromisso e dedicação em trazer pautas relevantes e impactantes para os leitores do Momento MT.

Agora, resta aguardar os resultados da próxima fase do prêmio, na qual as reportagens passarão pela avaliação estadual, a ter início em julho de 2023. Independente do desfecho, a classificação das três matérias já é motivo de orgulho e destaca a excelência do trabalho realizado por Camila Galvão no campo do jornalismo de negócios e empreendedorismo.

Fonte: Sebrae

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA