MATO GROSSO

Paz em Casa: Fórum de Poxoréu promove diálogo para conscientização autores de agressões

Publicado em

Dezenas de homens autores de agressões participaram da 1ª Reunião de Conscientização, promovida pela Comarca de Poxoréu (250 km ao sul de Cuiabá), durante a 23ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.
 
Um ambiente construtivo de diálogo foi preparado com o objetivo de conscientizar os homens sobre os diversos tipos de violência doméstica, e as consequências psicológicas e emocionais, geradas a partir de episódios de agressão familiar.
 
Mesmo nos casos, onde as vítimas são mulheres, o trauma vivenciado pelos filhos pode gerar consequências desastrosas para a formação do individuo e sua convivência em sociedade. Na maioria dos casos, modelos vividos dentro de casa, acabam reproduzidos em sociedade, perpetuando o ciclo de violência.
 
Coordenada pelo juiz Darwin de Souza Pontes, a estratégia do encontro foi levar os homens à reflexão, sobre a tomada de atitudes conciliadoras, para a pacificação do ambiente doméstico. Esclarecimentos de duvidas e informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06) também debatidas na reunião.
 
“Infelizmente, o maior volume de ações penais da nossa comarca envolve situações de violência doméstica ou familiar contra a mulher. Nossa proposta foi criar um ambiente informal, de bate papo, pensando exatamente em esclarecer esses homens sobre seu comportamento dentro da própria família, e os efeitos gerados, principalmente, sobre o emocional das crianças, marcas pelo trauma. A mudança de mentalidade somente será possível com educação e informação”, defendeu.
 
O modelo desenvolvido com base no diálogo consciente, também foi aplicado pelo juiz Darwin de Souza, na Comarca de Canarana, onde foram registradas reduções significativas nos casos de violência doméstica.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Imagem 1: Foto horizontal colorida. Juiz Darwin de Souza Pontes faz uso da palavra, no auditório do fórum. A frente do juiz, plateia formada por homens.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Leia Também:  Polícia Civil prende autores de roubo que mantiveram idosa amarrada por mais de 24 horas

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA