POLÍCIA

MPs investigam garimpo que lucra milhões de dólares em MT

Publicado em

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Ministério Público Estadual (MPE) um inquérito, que tramita em segredo de Justiça, e que investiga um suposto garimpo de extração ilegal de ouro, às margens do Rio Nhandu, no município de Novo Mundo. O minério retirado gera um lucro anual de milhões de dólares.

No encaminhamento, o MPF, que já abriu um inquérito criminal, recomenda que o MPE instaure procedimento no âmbito civil, de forma a punir os responsáveis pela infração e pelo dano ambiental. Fotos tiradas por agentes do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) revelam uma grande degradação ambiental, no local.

Porém, uma perícia irá comprovar exatamente o tamanho da área degradada. Ainda de acordo com o encaminhamento, após da conclusão das investigações e o resultado da perícia técnica, o MPE adotará as medidas necessários com relação à responsabilização do infrator no tocante à recuperação da área degradada, além de restituição ao erário.

Em 2012, o Ibama realizou uma operação no município, intitulada ‘Soberania Nacional’. Na época, um garimpo clandestino foi fechado.

A extração ilegal ocupava uma área de 25 hectares. Na ocasião também foram apreendidos vários equipamentos, entre eles, nove bombas de sucção, duas escavadeiras e dois tratores de esteira.

 

Leia Também:  URGENTE: motoqueiro morre em grave colisão na BR-163

TEXTO: Folha Max

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA