MATO GROSSO
Polícia Civil mira grupo ligado ao tráfico e cumpre 25 mandados em Matupá e Sinop
Operação Opus Nequam apura organização criminosa armada, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes; cinco prisões preventivas e uma temporária estão entre as ordens judiciais.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (31), a Operação Opus Nequam, com o objetivo de desarticular um grupo investigado por integrar uma organização criminosa com atuação em Matupá e Sinop.
Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados e medidas cautelares, incluindo cinco prisões preventivas, uma prisão temporária, seis buscas e apreensões, seis bloqueios de contas bancárias, seis quebras de sigilo telefônico e o sequestro de um veículo.
As ordens foram expedidas pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, a partir das investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia de Matupá e com parecer favorável do Ministério Público Estadual.
Segundo a Polícia Civil, os alvos são investigados por organização criminosa armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Investigação começou em fevereiro
A apuração teve início em fevereiro deste ano, por meio do Núcleo de Investigação da Delegacia de Matupá, inicialmente com foco no combate ao tráfico de drogas na região.
Durante as diligências, os investigadores identificaram a atuação de uma célula criminosa que, conforme a Polícia Civil, operava nos municípios de Matupá e Sinop com a comercialização de entorpecentes e a movimentação de valores provenientes das atividades ilícitas.
Ao longo de quase seis meses, a equipe conseguiu identificar integrantes do grupo, a forma de atuação no tráfico e os métodos que teriam sido utilizados para ocultar e lavar o dinheiro obtido ilegalmente.
A investigação também aponta que membros do grupo teriam envolvimento em outros crimes, entre eles roubos, furtos, torturas e homicídios.
Operação mobiliza 30 policiais
A ação desta sexta-feira mobiliza 30 policiais civis e nove viaturas.
A operação é coordenada pela Delegacia de Matupá e conta com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte, das delegacias de Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte, além da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop.
As investigações continuam para aprofundar a participação de cada suspeito e apurar a extensão da atuação do grupo criminoso na região.
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoCaso Gleici pode ter reviravolta; veja novo vídeo do momento que engenheiro esfaqueia mulher e filha de 8 anos. imagens fortes!
-
SORRISO4 dias agoImagem de menino resgatado nos EUA reacende esperança no caso de irmãos desaparecidos; crianças têm ligação com Sorriso
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoHomem é preso após suspeita de agredir esposa no bairro Alvorada
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoCasal é sequestrado após recusar “corre” e acabam sendo salvos pela GCM; drogas foram apreendidas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoJosias José de Lima, ex-presidente de bairro mototaxista querido, morre após luta contra o câncer
-
LUCAS DO RIO VERDE22 horas agoIdentificado homem que morreu no Hospital São Lucas após ser liberado de Pronto Atendimento
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoRanger fica destruída em grave acidente com caminhão na MT-449
-
LUCAS DO RIO VERDE11 horas agoAdolescente sai para ir à escola e não retorna para casa; família busca informações