POLÍCIA

Policiais Militares se unem e vão a Cuiabá para doar sangue ao soldado Batista

Publicado em

Policiais Militares embarcaram na manhã desta quarta-feira (08) em um micro-ônibus da PM, com destino ao Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosan), para doar sangue em Cuiabá.

A intenção do grupo, é colaborar com a campanha de coleta de sangue para o soldado Dirceu Batista Gomes de 26 anos, diagnosticado nesta semana, com Leucemia Linfoide Aguda (LLA), tipo B. O tipo sanguíneo de Batista é o AB+, que pode receber doação de todos os grupos: A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB. Devido ao tratamento, o militar está recebendo transfusão de plaquetas e plasma de 12 em 12 horas.

De acordo com a esposa, Batista deverá iniciar até sexta-feira (10) o tratamento de quimioterapia. A campanha de doação de sangue superou as expectativas e atingiu a meta determinada pela equipe médica, encerrando temporariamente a coleta.

Critérios para a doação

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Leia Também:  Polícia Civil prende autores de roubo que mantiveram idosa amarrada por mais de 24 horas

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura.

Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Leia Também:  Quartel em Cuiabá não tem mais manifestantes; PM cumpre determinação judicial

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Anúncio

 

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA