POLÍTICA

IGREJA EVANGÉLICA QUE PROMETE ‘IMUNIZAÇÃO’ COM BÊNÇÃO CONTRA CORONAVÍRUS PODE SER ENQUADRADA POR CHARLATANISMO, DIZ MP

Publicado em

O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul classificou como passível de enquadramento em crime de “charlatanismo ou curandeirismo” uma igreja de Porto Alegre que promete “imunização” contra o coronavírus por meio de um “óleo consagrado”.

Nas redes sociais, a Igreja Catedral Global do Espírito Santo, autoproclamada “Casa dos Milagres”, ligada ao Centro de Avivamento para as Nações, anunciou um culto chamado “O Poder de Deus contra o Coronavírus”.

Na descrição, a igreja pede que fiéis vão à igreja “porque haverá unção com óleo consagrado no jejum para imunizar contra qualquer epidemia, vírus ou doença”.

O culto foi transmitido ao vivo por redes sociais no domingo (1º) e conduzido pelo autoproclamado profeta Sílvio Ribeiro, responsável pela igreja, que declarou “Epidemia de coronavírus, fora!”, embalado por uma banda que tocava músicas gospel.

“Diante da doença e da possibilidade de morte, é comum o ser humano se sentir desesperado e desamparado”, disse por meio de nota a promotora Angela Rotunno, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do MP do Rio Grande do Sul.

Leia Também:  Defensoria solicita que Seduc e municípios informem plano para que alunos não percam ano letivo

“Essa fragilidade emocional afasta a racionalidade e traz, como consequência, a facilidade em acreditar em qualquer promessa de proteção ou cura. É o que está acontecendo no momento. Pessoas inescrupulosas tentam obter vantagem desse desalento”, continuou a promotora.

O Brasil, de acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado no domingo, registra 252 casos suspeitos da doença e duas confirmações. A primeira se refere a um homem de 61 anos, de São Paulo, que voltou de uma viagem à Itália e passa bem em quarentena domiciliar. O segundo tem 32 anos e também viajou da Itália para São Paulo.

A BBC News Brasil não conseguiu localizar os responsáveis pela igreja até a publicação desta reportagem.

FONTE: EPOCA GLOBO

Anúncio

MAIS LIDAS DA SEMANA