Search
Close this search box.

Política

Lucas do Rio Verde: Ausente em sessão, vereador impetra mandado de segurança contra eleição da Mesa Diretora

Publicado em

Descontente com a realização da eleição para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2019/2020 realizada na última sexta-feira, em sessão extraordinária, o vereador Airton Callai (PRB) voltou a acionar a Justiça de Lucas do Rio Verde. O edil não participou da sessão, pois se encontra em viagem, mas acionou sua defesa contestando a realização da eleição.

É a segunda ação jurídica movida por Callai, descontente com a condução do processo eletivo. Na primeira, ocorrida em dezembro, o vereador questionou a legalidade alegando que o vereador Fernando Pael teve seu nome registrado em duas chapas. Na sessão ocorrida na sexta-feira, a alegação é que não havia quórum. Outros vereadores também não participaram dos trabalhos.

“Houve determinação judicial de realização de nova eleição, por meio de sessão extraordinária, decisão que foi proferida no dia 16 de janeiro de 2019. Na manhã do dia 17 de janeiro de 2019 o vereador Jiloir, na condição de Presidente Interino, convocou todos os vereadores para a sessão extraordinária a ser realizada no mesmo dia, as 10h da manhã. Na referida sessão, apenas cinco vereadores compareceram, sendo que foi procedida a eleição, na qual foi eleita a chapa encabeçada por Dirceu Cosma”, justificou o advogado Tiago Bilhar, que representa o vereador do PRB.

Leia Também:  Bolsonaro suspende obrigatoriedade de dias mínimos do ano letivo

Segundo o advogado, novamente o Regimento Interno foi descumprido. “O Regimento Interno da Câmara estabelece que a sessão extraordinária somente pode ser realizada após 24 horas da sua convocação. O prazo exíguo com que foi convocada a sessão impossibilitou a presença de quatro vereadores, posto que alguns sequer se encontravam na cidade”, alegou o advogado. A exceção de Callai, os outros três vereadores estavam na cidade, inclusive estiveram na Câmara pela manhã.

“Entendemos que o quorum necessário para a realização da eleição da mesa diretora é de 2/3 dos vereadores (art. 12 RI), na medida em que este é o quorum necessário para a destituição de seus membros (art. 22 RI)”, acrescentou o advogado, afirmando que “o açodamento na realização da sessão, realizada “as pressas”, além de anormal, vai de encontro aos princípios da legalidade, da moralidade e da transparência”.
“Importante destacar que em momento algum se contesta o resultado da eleição, tampouco há qualquer animosidade com o vereador Dirceu Cosma. O que não se admite é a forma com que as duas eleições foram realizadas, uma vez que feriram o Regimento Interno da Câmara, norma que todo o vereador deve conhecer e respeitar, sobretudo, aquele que preside a Mesa Diretora”, salienta Bilhar.

Leia Também:  Lucas: prefeitura confirma parceria para construir conjunto habitacional com 303 casas

Mesmo tendo as contas de sua gestão, em 2014, reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, onde foi acusado de usurpar as funções do Poder Executivo com a realização do Programa Câmara Cidadã, Callai concorreu ao pleito em 2017, mas acabou vendo Jiloir Pelicioli, o Mano da Saúde, ser eleito para o biênio 2017/2018. Em dezembro chegou a registrar a chapa, incluindo Pael, que pediu para prazo para avalizar sua inclusão na vice-presidência e não foi obedecido, mas teve que recuar e viu a chapa de Cosma ser eleita.

A expectativa agora está relacionada ao Poder Judiciário, que orientou a Câmara a realizar sessão extraordinária para definir seu representante legal, pois o impasse jurídico começou a criar transtornos para os servidores.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

GERAL

Racha Bolsonarista: Deputados do PL ironizam prefeito de SINOP

Publicados

sobre

Uma disputa política tomou conta da cidade de Sinop, no Mato Grosso, após a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Os deputados estadual Gilberto Cattani e federal Abilio Brunini, ambos do PL, anunciaram que não apoiarão a reeleição do prefeito Roberto Dorner, também do PL, após um episódio polêmico durante a carreata com a presença de Bolsonaro.

 

Segundo relatos, durante a visita do ex-presidente, Dorner e sua esposa foram impedidos de subir no carro de Bolsonaro, o que gerou descontentamento por parte dos deputados Cattani e Brunini. Em resposta às acusações de “ciúmes” por parte do prefeito, Cattani ironizou a situação e afirmou que não sente ciúmes de homens, destacando sua orientação sexual.

 

Além disso, Cattani deixou claro que não apoiará Dorner e rejeita qualquer tipo de pressão partidária para seguir uma decisão contrária à sua opinião. Já o deputado federal Abilio Brunini declarou seu apoio à candidata do Novo, Mirtes Grotti, que participou do evento com Bolsonaro em Sinop.

Leia Também:  Carnaval de Brasília: foliões buscam alegria, segurança e diversidade

 

A disputa política se intensificou com a filiação de Dorner ao PL por meio da articulação do senador Wellington Fagundes, o que gerou descontentamento por parte dos deputados Cattani e Brunini, assim como da deputada federal Amália Barros. A confirmação de Dorner como candidato do PL pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, levou à migração da empresária Mirtes para o Novo, causando divisão dentro da legenda.

 

Assim, a visita de Bolsonaro à cidade desencadeou um racha político entre membros do PL em Sinop, evidenciando as tensões e disputas internas dentro do partido.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA