Search
Close this search box.

Política

MEDIDAS CONTRA A PANDEMIA: Janaína defende comércio, mas diz que atividades escolares podem ser reavaliadas

Publicado em

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) afirmou que o parlamento pode rever a situação da volta às aulas no Estado. A preocupação é com os leitos de UTI infantil lotados devido ao avanço da pandemia. Segundo a deputada, um estudo já foi solicitado à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a avaliação do impacto das atividades escolares presenciais.

 

 

Por outro lado, Janaína defendeu a flexibilização de segmentos econômicos no momento em que todo o país volta a adotar medidas restritivas mais severas para o combate à Covid-19. 

 

 

"Eu sinceramente acredito que não é o comércio, os restaurantes, os mercados que estão aumentando o número de infectados. São as aglomerações clandestinas que estão acontecendo principalmente na casa das pessoas, encontros que estão acontecendo dentro dos bares de Cuiabá, é isso que a gente tem que coibir. Não acho que sejam os segmentos econômicos que aumentem o caso de contaminados", avaliou a parlamentar. 

 

 

Anúncio

Janaína é uma crítica do decreto do governo estadual, impositivo a todos os municípios de Mato Grosso, que limitou o funcionamento do comércio até as 19h de segundas às sextas. Segundo ela, a restrição de alguns segmentos pode gerar insegurança e aglomerações. 

Leia Também:  Ministro do TSE libera para julgamento ação que pode deixar Bolsonaro inelegível

 

 

"Vou falar em relação aos supermercados, a gente viu a superlotação. Então por que não deixar os supermercados, assim como outras atividades essenciais funcionando 24 horas? Isso traz mais segurança para a população, evita aglomerações. Tem algumas flexibilidades que, na minha opinião, a tendência é reduzir as aglomerações", defendeu.

 

 

Para a deputada, os restaurantes, que recentemente tiveram o horário flexibilizado aos sábados, também entram na lista de atividades que podem trazer "quot;benefícios" se forem liberados. 

 

 

Aulas

Anúncio

 

 

A mesma simetria, contudo não vale para as aulas. A deputada Janaína Riva afirma que houve um equívoco no momento em que as atividades escolares presenciais foram liberadas para retorno. De acordo com a parlamentar, os alunos deveriam ter voltado às salas de aula ainda em 2020, quando havia maior disponibilidade de leitos de UTI. 

 

 

"Para mim o momento de ter reaberto as escolas era ainda no ano passado, a gente estava em um momento tranquilo de disponibilidade de leitos e essa posição das escolas pode ser revista se a situação continuar se agravando", disse. 

 

 

 Janaína declarou ainda que a Comissão de Saúde irá fazendo uma nova análise e há a possibilidade de mudança na postura da Assembleia Legislativa em relação às atividades escolares. 

Leia Também:  Deputado vê politicagem em pedido de cassação e desafia presidente da AMM

 

Anúncio

 

"A gente vai fazer uma análise agora, já solicitei à Comissão de Saúde, para gente fazer uma análise onde já estão funcionando as escolas para ver se isso impactou no número de internações de crianças com Covid e fazer uma nova avaliação em relação à postura da Assembleia. Como mãe, a gente fica muito insegura sabendo que não tem leitos", completou.

 

 

Estado crítico

 

 

Mato Grosso entrou, no último sábado (6), para a lista das unidades da federação com o sistema de saúde colapsado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) a taxa de ocupação nos leitos de UTI para a Covid-19 era de 99,58% neste dia. 

 

 

Anúncio

Conforme mapa elaborado pela Fiocruz, no dia 1º de março, a situação já era crítica no Estado. O mesmo valia para o Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 

Fonte: HIPERNOTICIAS

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA