LUCAS DO RIO VERDE

Confira as orientações para votar de forma tranquila e segura nas eleições de domingo (02)

Publicado em

Nas eleições gerais deste ano, que acontecem no próximo domingo (02), o horário de votação em Mato Grosso será das 7h às 16h. Diferente dos pleitos anteriores, que terminavam às 17h em MT, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela uniformização do horário de votação em todo o país, tomando como base o horário do Distrito Federal (Brasília – 8h às 17h).

A orientação é para que o eleitor se atente para a nova mudança e consulte antecipadamente seu local de votação a fim de evitar transtornos. As informações podem ser acessadas pelo celular, com o aplicativo: e-Título ou ainda pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e Tribunal Superior Eleitoral.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.

Em Lucas do Rio Verde, o número de eleitores é 49.625 e são disponibilizados 14 locais de votação (escolas), que atendem área urbana e área rural. (Confira a relação das unidades abaixo)

Os locais de votação, zona e seção, bem como informações do título de eleitor podem ser acessadas pelo link: https://www.tre-mt.jus.br/eleitor/servicos-ao-eleitor/consulta-locais-de-votacao/consulta-por-nome.

No site também está disponível uma cédula (colinha) para eleitor imprimir e não errar os números dos candidatos em quem deseja votar. Conforme a Justiça Eleitoral, o uso do papel é permitido inclusive na cabine de votação, o que agiliza e facilita a digitação dos números na urna eletrônica. Está proibido levar o celular para a cabine de votação, ou seja, as anotações feitas no celular não poderão ser utilizadas na hora do voto.

Leia Também:  URGENTE: VG acolhe orientação e é 1ª cidade a decretar lockdown por 10 dias em MT

Nas Eleições 2022, estão em disputa cinco cargos eletivos e eles devem ser escolhidos na urna eletrônica na seguinte ordem:
– Deputada ou deputado federal (quatro dígitos)
– Deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos)
– Senadora ou senador (três dígitos)
– Governadora ou governador (dois dígitos)
– Presidente da República (dois dígitos)

Depois de digitar o número do candidato no teclado, o eleitor deve conferir a foto na tela da urna eletrônica e, só então, confirmar o voto no botão verde “Confirma”. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda à candidata ou ao candidato escolhido, é possível corrigir o voto.

Anúncio

Mas atenção: depois de confirmar o voto, não é possível voltar atrás. Isso porque ele já terá sido computado pela urna eletrônica.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não solicita a digitação dos votos em nenhum meio que não seja a urna eletrônica. Contudo, pela primeira vez, a urna vai liberar a confirmação do voto após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do concorrente a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. (Com TER-MT)

Leia Também:  Abertura da Semana da Água de Lucas do Rio Verde foi realizada neste domingo (19)

Locais de votação em Lucas do Rio Verde:
Escola Estadual Ângelo Nadin
Escola Estadual Dom Bosco
Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello
Escola Estadual Manoel de Barros
Escola Municipal Caminho para o Futuro
Escola Municipal Cecilia Meireles
Escola Municipal Eça de Queirós
Escola Municipal Érico Veríssimo
Escola Municipal Fredolino Vieira de Barros (Comunidade Groslândia)
Escola Municipal Menino Deus
Escola Municipal Olavo Bilac
Escola Municipal São Cristóvão (Comunidade São Cristóvão)
Escola Municipal Vinícius de Moraes
Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT

 

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA