LUCAS DO RIO VERDE
Programa Cuidando do Cuidador chega à reta final
Após 12 encontros semanais, o projeto Cuidando do Cuidador está em reta final. A ação é voltada para as equipes de Saúde de Lucas do Rio Verde. Os encontros contam com dinâmicas, ressaltando a importância do autocuidado com a saúde dos trabalhadores, além da realização de práticas interativas e orientações. O projeto oferta três modalidades de atendimento, sendo hidroginástica, yoga e pilates.
A programação promove autocuidado com os cuidadores dos pacientes domiciliados, além de motivar um espaço de acolhimento e estimular a narrativa de trocas de experiências entre os cuidadores. Mais de 60 profissionais participaram efetivamente das atividades.
O Cuidando do Cuidador é uma iniciativa que busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, premissa da Política Nacional de Humanização (PNH). As ações executadas nos encontros são parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde física e mental.
De acordo com a coordenadora e fisioterapeuta Juliane Moreira Naves, a mudança já é percebida na vida dos profissionais de saúde. “No início do projeto, nos deparamos com servidores desanimados e queixosos. No decorrer das semanas, já era perceptível a melhora do humor, das dores e, consequentemente, da qualidade de vida de cada um. Muitos relatando estarem mais dispostos, dormindo melhor, que as dores diminuíram bastante e que não veem a hora de chegar o próximo sábado”, explica.
A psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) Daiane Silva, fala sobre a motivação da ação. “Com esses encontros queremos dizer ‘zelamos por você’. É sobre ouvir as necessidades, demandas, ter uma escuta atenta das experiências de sucesso e desafios do dia a dia. Cuidar dessa forma é respeitar não só o trabalho, mas especialmente a pessoa por trás dele”, afirma Daiane.
Uma das participantes é a servidora da Agência Transfusional, do Banco de Sangue, Viviane Silveira, que está desde o início do projeto e não faltou nenhum encontro. “Quando eu vejo o cuidado que a gestão tem conosco, eu me alegro porque eu nunca me senti tão acolhida, cuidada e escutada. Ter multiprofissionais a sua disposição é dizer que cada pessoa importa. Já está acabando, mas não tenho dúvidas que foi uma das melhores experiências que tivemos”, finaliza.
A programação é realizada no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia e deve ser encerrada no dia 22 de outubro. O Programa Cuidando do Cuidador deve continuar com novos participantes no próximo ano.
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoCaso Gleici pode ter reviravolta; veja novo vídeo do momento que engenheiro esfaqueia mulher e filha de 8 anos. imagens fortes!
-
SORRISO4 dias agoImagem de menino resgatado nos EUA reacende esperança no caso de irmãos desaparecidos; crianças têm ligação com Sorriso
-
LUCAS DO RIO VERDE7 dias agoHomem é preso após suspeita de agredir esposa no bairro Alvorada
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoCasal é sequestrado após recusar “corre” e acabam sendo salvos pela GCM; drogas foram apreendidas em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoJosias José de Lima, ex-presidente de bairro mototaxista querido, morre após luta contra o câncer
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoIdentificado homem que morreu no Hospital São Lucas após ser liberado de Pronto Atendimento
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoRanger fica destruída em grave acidente com caminhão na MT-449
-
LUCAS DO RIO VERDE20 horas agoAdolescente sai para ir à escola e não retorna para casa; família busca informações